sexta-feira, 26 de abril de 2019

A minha horta de aromáticas


Adoro usar ervas frescas nos meus cozinhados. Mas, nem sempre, é fácil conservá-las. O ideal, seria ter um espaço onde as pudesse plantar. Um pequeno jardim, ou uma varanda. Mas, a verdade, é que não tenho. Comecei por tentar cultivar algumas ervas junto à janela da cozinha, mas ou não nasciam ou quando tinha a sorte de a natureza jogar a meu favor, cresciam pouco e não me pareciam ervas felizes.

A estratégia seguinte foi comprar vasos com as ervas já crescidas e ir usando. Entre salsa, coentros, tomilho, apenas o manjericão se conseguiu aguentar. Aos poucos e poucos, deixei de insistir neste desejo de ter uma pequena horta de ervas aromáticas, prontas a usar, até que um amigo me deu a conhecer as hortas urbanas Véritable.


Estas hortas são muito práticas. Não precisamos de andar a regar. Esse era um dos meu problemas. Ora, colocava água a mais, ora, colocava água a menos. Também, não nos precisamos de preocupar com a luz.

Para terem uma ideia de como estas hortas funcionam, basta colocarmos as lingotes de terra na horta. As lingotes trazem já as respectivas sementes. Enchemos o depósito com água e o sistema de leds vai regulando a intensidade de luz que as plantas precisam. Muito fácil e prático!


Conseguimos ter uma pequena horta, em casa, com muito pouco trabalho. Depois das lingotes colocadas, basta-nos ir abastecendo o depósito com água e ver a magia da natureza acontecer. Se forem como nós cá em casa, assim que colocamos as lingotes, começamos todos os dias a ver se já há vida na nossa horta. Ver as plantas a nascer é mesmo muito especial. E para as crianças é uma verdadeira alegria.

Para além das ervas aromáticas, salsa, hortelã, coentros, etc., podemos escolher ter também flores, tomate cereja, legumes baby ou alfaces. Tudo criado sem pesticidas. Podemos ter quatro variedades de plantas na horta, ao mesmo tempo.



Podem adquirir estas hortas, online, na Cook & LifeStyle. Estão também disponíveis na Worten Marketplace, El Corte Inglés e na Lisbon Cooking Academy.

A horta Véritable pode ser um excelente presente para o Dia da Mãe.


Já agora, podem aproveitar a promoção do Dia da Mãe, a oferta de uma caixa com 4 lingotes de morangos (2 morangos brancos e 2 morangos vermelhos) e um pincel de polinização. O pincel serve para polinizar as plantas de fruto, como os morangos, neste caso. Fica a sugestão.

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que interessante!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Olá Mary,
esta horta é o máximo. É daqueles investimentos que vale a pena.
Um beijinho.