quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Lascas de bacalhau com puré de grão-de-bico e crumble de farinheira

Aproximam-se dias mágicos, onde as famílias se reúnem, à volta da mesa. É tempo de celebrações. Nestes dias, o bacalhau da Noruega é a escolha para a Noite da Consoada. Há, quem faça o tradicional bacalhau cozido com todos. Há, quem procure inovar e servir todos os anos uma receita diferente de bacalhau. Há, quem faça render este delicioso peixe e opte por receitas de tabuleiro. Independentemente das receitas ou método de confecção escolhidos, o bacalhau da Noruega é rei da mesa dos portugueses nesta quadra festiva.

E o que fazer com as sobras de bacalhau da Consoada ? Podemos fazer mil e uma receitas, desde arrozes, saladas, massas, gratinados, lasanhas, pastéis, folhados, pizzas e, até, pães recheados.

Para quem gosta de servir pratos de bacalhau inovadores nesta quadra festiva ou, para quem quer dar destino às sobras de bacalhau que eventualmente terão do Natal, deixo-vos uma irresistível e deliciosa sugestão, lascas de bacalhau com puré de grão e um maravilhoso crocante de farinheira. Tenho a certeza que vão adorar esta receita. Experimentem!

Lascas de bacalhau com puré de grão-de-bico e crumble de farinheira

Ingredientes para 4 pessoas:
3 postas de bacalhau da Noruega
5 dentes de alho
60 ml de azeite
Sal e pimenta-branca q.b.

Ingredientes para os grelos salteados:
½ molho de grelos
45 ml de azeite 3 dentes de alho
Sal e pimenta-branca q.b.

Ingredientes para o puré de grão-de-bico:
500 g de grão-de-bico cozido
70 ml de azeite
2 dentes de alho
90 ml de leite
Sal e pimenta-preta q.b.

Ingredientes para o Crumble de farinheira:
½ farinheira
15 ml de azeite


1. Cozer e lascar as postas de bacalhau da Noruega.

2. Levar 50 ml de azeite ao lume numa frigideira com os dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco e adicionar as lascas de bacalhau. Temperar com uma pitada de sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar um pouco. Reservar.

3. Arranjar e cozer os grelos. Escorrer bem.

4. Levar uma frigideira com 45 ml de azeite ao lume. Adicionar os dentes de alho e deixar frigir um pouco. Juntar os grelos. Temperar com sal e pimenta e deixar saltear um pouco. Reservar.

5. Para o puré, levar um tacho ao lume com 2 dentes de alho picados e 70 ml de azeite. Deixar frigir um pouco o alho. Adicionar o grão-de-bico e o leite. Temperar com sal e pimenta. Deixar ferver um pouco. Retirar do lume.

4. Triturar o grão com a varinha mágica. Caso seja necessário acrescentar mais um pouco de leite para que o puré fique cremoso.

6. Esfarelar a farinheira para um tabuleiro, forrado com um tapete de silicone. Regar com colher de sopa de azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca 12 a 13 minutos ou até ficar com a consistência de um crumble. Ao retirar do forno, colocar a farinheira em papel absorvente.

7. Colocar o puré de grão numa travessa, de seguida os grelos, as lascas de bacalhau e o crumble de farinheira. Regar com um fio de azeite e servir.

6 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

.
Após ver e ler tão bonita publicação que, aplaudo e elogio, oferece-me deixar votos de um FELIZ E SANTO NATAL, extensivo à sua família e amigos
.
Poema de Natal: “” Jesus, é a luz, o caminho “”
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Bella disse...

Uma sugestão interessante! Bjs

Laranjinha disse...

Ryk@rdo,
Muito obrigada.
Feliz Natal.

Laranjinha disse...

Bella,
muito obrigada.
Um beijinho e votos de Boas Festas.

Anjo-de-Mel disse...

Parece-me lindamente, adoro puré de grão :) Eu prefiro alheira à farinheira, por isso, é só adaptar ;) Bjinhos e Festas Felizes!

Anónimo disse...

Boa ideia