quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Flan de Courgettes

Aprendi a fazer esta receita de Flan de Courgettes num curso de Brunch que fiz na Vaqueiro. Como já se devem ter apercebido sou fã destes cursos. O conceito é muito giro.

Para frequentar os cursos de cozinha da Vaqueiro é muito fácil. Basta consultar o calendário e fazer uma inscrição. Os cursos estão abertos a todos. Novos, velhos, para os que sabem e para os que não sabem cozinhar.

Os cursos são temáticos e as receitas a confeccionar vão de encontro ao tema do curso. A cozinha onde pomos os nossos dotes em prática está dividida em pequenas ilhas. Regra geral, somos agrupados em pares para realizar as receitas que nos calham em sorteio.

Todo o processo é acompanhado por um dos chefs da Vaqueiro. Primeiro temos uma breve explicação teórica sobre os diferentes pratos, esclarecimento de dúvidas e depois partimos para a prática. Este é um dos momentos mais divertidos. Aprendemos, rimos e às vezes também nos enganamos, mas muito raramente, pois os chefs nunca nos deixam ficar mal. As ideias que ali se tentam transmitir são, por um lado, que cozinhar não é nada complicado e, por outro, que as receitas são uma indicação. Podemos sempre a partir de uma receita reinventar, acrescentar outros ingredientes, adaptá-la ao nosso gosto.

Depois da comidinha feita, vamos para a mesa provar todas as iguarias por nós confeccionadas. Refira-se que durante o curso podemos ir sempre petiscando uns queijinhos, doces, frutos secos, bolachinhas, entre outras coisas que temos numa mesa à nossa disposição, para além dos diferentes tipos de chás, sumos, vinho e café. Como recordação trazemos o avental, mais uma ou outra lembrança da Vaqueiro, um certificado e a sensação de umas horas muito bem passadas.


Ingredientes:
2 courgettes
60 g de margarina
5 ovos
sal
pimenta de moinho
1 dl de natas
100 g de queijo ralado em fios

1. Ligar o forno e regulá-lo para os 180º C.

2. Lavar e ralar as courgettes.

3. Derreter a margarina numa frigideira anti-aderente, juntar as courgettes e deixar refogar até estarem macias.

4. Partir os ovos para uma tigela, temperá-los com sal e pimenta acabada de moer. Bater com uma vara de arames até os ovos estarem desfeitos.

5. Juntar as natas e o queijo aos ovos. Misturar muito bem.

6. Deitar este preparado sobre as courgettes e levar ao forno, numa forma untada com margarina, cerca de 20 minutos.


Quem preferir pode envolver as courgettes na mistura dos ovos, também fica muito bem. Acompanhei este flan com uma salada de mistura de alfaces.

15 comentários :

Baú da Conceição disse...

Adorei a receita, e vou faze-la brevemente.
Quanto aos cursos da vaqueiro, que eu também queria fazer, só tem um problema só há em Lisboa. Quando houver um aqui sou a primeirinha a inscrever-me.
Beijinhos

Anónimo disse...

Engraçado este post sobre os cursos da Vaqueiro...também eu andava "de olho" neles mas ao que parece são muito concorridos!
Das duas vezes que tentei inscrever-me (e assim aproveitar uma ida a Lisboa) já estavam cheios!
E tentei com um mês de antecedência! Confesso que achei um bocado estranho tanta adesão..mas como parece que são excelentes já estou a ver que haverá sempre muita gente interessada!
Tenho pena de não ter conseguido..mas não desisto...continuo atenta!

Laranjinha disse...

Olá
já frequentei alguns cursos da Vaqueiro e é verdade, estão quase sempre cheios. Fátima é estar atenta à saída do calendário e inscrever-se logo.

Conceição,
nestes cursos, especialmente ao sábado, aparecem pessoas de várias partes do país. No último curso que fiz em Julho tive colegas do Algarve e da zona de Rio Maior.

beijinhos,

Helena disse...

Gostei muito desta receita.
Grata pela partilha.
Bj

Carolina Andrade disse...

Nossa, está muito bonita. Agora, oque são courgettes?? Grande beijo!!

Laranjinha disse...

Carol,
courgettes são, tanto quanto sei, aboborinhas.
beijinhos,

Anónimo disse...

Também adoro os cursos da Vaqueiro !!

bjs

Anónimo disse...

Engraçado... também já fui a esse curso do brunch... estava à espera de melhor! ;o)
Mas dá para rir e divertir muito!

ameixa seca disse...

Esta eu vou fazer só porque adoro courgettes e gratinados ;)

Avental da Micas disse...

olá de novo! (hoje ando por cá...) de facto até já enviei uma sugestão à Vaqueiro em estender estes famosos cursos para outro centro urbano - Porto, mas não há previsões! Sou fã da revista há 6 anos (qdo casei!) e admito que se gosto de cozinhar e inventar, devo-o à Vaqueiro por tornar tudo tão fácil, rápido e divertido! Adorava lá fazer um curso, mas não vejo grandes possibilidades, ainda porque estão sp cheios, como li...

Joana disse...

Olá
Tenho só uma dúvida! tiras a casca das courgetes ou ralas assim?

Laranjinha disse...

Joana,
usei a courgette com casca.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Belíssima receita.
Hei-de experimentar.
Beijinhos

Unknown disse...

Receita apetitosa, mas gostaria de saber a quantidade de courgete em peso. Obg

Laranjinha disse...

André,
utilize 300 g de curgete.