Ontem, domingo voltei à tintureira. A ideia inicial era fazer a receita de coentrada de tintureira com amêijoas da revista Saberes & Sabores. Olhei para a receita e não tinha em casa amêijoas para a confeccionar. Fui ao supermercado na tentativa de comprar as amêijoas, mas não havia. Não faz mal pensei, faço sem amêijoas. Assunto resolvido.
Chegada a casa comecei a preparar a receita, mas na minha cabeça começaram a surgir algumas ideias e já não me apeteceu seguir o plano original. Enquanto ponho o alho e o azeite ao lume e a casa se enche desse cheirinho apetitoso a refogado, a sala da minha casa recebe uma equipa de filmagens. A vista da minha varanda foi a eleita para o último take de uma curta metragem financiada pela Gulbenkian.
2. Colocar num tacho os dentes de alho esmagados e o azeite. Levar ao lume e deixar o alho frigir um pouco.
3. De seguida adicionar a cebola picada. Mexer e deixar refogar um pouco. Por fim adicionar, duas colheres de sopa de polpa de tomate. Mexer e juntar a tintureira e os camarões. Tapar o tacho. Colocar o fogão em lume brando. Quando começar a ferver adicionar os coentros e deixar acabar de cozinhar.
Quando a coentrada estava quase pronta, verifiquei que o molho estava um pouco líquido e resolvi engrossá-lo. Dissolvi uma colher de sopa de farinha Maizena com um pouco de molho que retirei do tacho da coentrada. Fui acrescentando molho até a farinha estar toda dissolvida. Acrescentei este preparado à coentrada. Peguei nas asas do tacho e agitei-o com movimentos circulares de modo a envolver o molho. Deixei mais um minutinho no lume e servi com batatas cozidas com pele.
Este prato resultou muito bem. O molho de coentros com os camarões combinaram muito bem com este peixe.
3 comentários :
Definitivamente vou experimentar a tintureira, esta receita parece mesmo muito boa! :)
Ainda não experimentei a tintureira, mas voltaste a aguçar a minha curiosidade (e apetite, claro está).
bjs
Tenho mesmo de descobrir a tal da sra. dona tintureira...
Beijos.
Enviar um comentário