quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Porco com figos

O verão é sinónimo de figos. Quem viajar pelo campo nesta altura do ano, facilmente encontra uma figueira carregada de figos prontos a serem colhidos. Eu adoro figos.

Sobre figos gostei de ler a referência feita a este fruto na revista do Expresso da semana passada, que aqui transcrevo. «Uma das mais antigas representações do fruto da figueira subsiste na famosa pirâmide de Gizé, no Egipto, onde foram encontrados desenhos representativos da sua colheita. Como em muitos outros aspectos, os gregos seguiram os gostos dos egipcíos na devoção dos figos. As figueiras eram consagradas a Dionísio, deus das festas, do vinho e do prazer, e eram uma espécie de eixo das cidades.

Sempre que se fundava uma cidade plantava-se uma figueira, assinalando o local de reunião dos anciãos. Também se diz que era a fruta predilecta de Platão - o que lhe valeu o atributo de «fruta dos filósofos» - e que o médico romano Galeno a recomendava aos atletas e gladiadores.

Apesar de terem passado 1800 anos sobre esta recomendação, não perdeu validade. Pela sua riqueza em hidratos de carbono, os figos são especialmente bons para quem pratica desporto e necessita de repor as reservas de glicogénio. »


Ingredientes:
4 figos
8 medalhões de porco ( usei 600 g de carne de porco cortada em cubos)
1 laranja (raspa e sumo)
4 cenouras
2 a 3 courgettes
2 batatas
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 dl de vinho da Madeira
1 colher de sopa de cebolinho picado
sal
mistura de pimenta preta e rosa

1. Cortar os figos em gomos e reservar.

2. Temperar a carne de porco com sal e a raspa de laranja.

3. Descascar as cenouras e as batatas. Cortar em pedaços, juntamente com a courgette e levar a cozer em água temperada com sal.

4. Colocar o azeite numa frigideira e deixar corar a carne. Escorrer a gordura e juntar a margarina, o sumo de laranja e o vinho da Madeira. Quando ferver juntar os figos. Virá-los e retirá-los. Deixar apurar um pouco o molho.

5. Antes de servir, polvilhar a carne com a mistura de pimentas.

6. Servir a carne com os figos, o molho e os legumes cozidos tudo polvilhado com cebolinho picado.


Esta receita é da revista Mulher Moderna na Cozinha deste mês. Resolvi fazer a receita porque me agradou a ideia de usar figos e carne. No entanto, fiz algumas alterações. Como indiquei anteriormente, a receita original usa medalhões de porco, como não tinha usei rojões. Acrescentei a batata e a mistura de pimentas. Como não encontrei cebolinho fresco, usei seco.

Os figos fazem a diferença nesta receita, dão um toque muito especial ao molho. Arrependi-me de só ter usado quatro, pois teríamos comido muitos mais.

9 comentários :

Anónimo disse...

Mais uma fantástica receita.
E como eu adoro figos! Mas nunca tive coragem de os juntar num prato cozinhado...
Acho que vai ser desta!
Patrícia

Elvira disse...

De facto, a figueira é a árvore do meu quintal que mais gosto. Só o cheirinho que deita pela manhã... Delicioso! E perco-me por figos!

Combinam muito bem com carne de porco. Costumo fazer uns lombinhos com eles.

Esse seu prato está maravilhoso. :-)

Beijinhos.

risonha disse...

e eu que tenho andado com as figueiras carregadas!
acho que ainda vou a tempo de fazer esta receita.

Suzana Parreira disse...

Bem interessante! As cabeças luzidias andam mesmo em sintonia, como tu e dona pipoka também publiquei uma receita de figos. ;)

Bj grande

Isabel (pipoka) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel (pipoka) disse...

Em adenda ao que já disseste lá no blogue e ao que a Suzana disse aqui: esta sintonia entre as 3 agrada-me tanto quanto a receita.

bjs

anna disse...

Não sou muita amiga de figos, mas acredito que assim cozinhados fiquem tão deliciosos como parecem...
Beijos.

Helena disse...

Figos,figos,figos!
É um suplicio abrir estas paginas e ver maravilhas feitas com eles!A minha figueira é o super com preços proibitivos.Resta-me olhar para as vossas fotos...e esta deve ser excelente!

Valeria disse...

Me parece fantástica esssa união!!Que ótima idéia...Pena não termos muito figo por aqui
Bjs