terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tintureira no forno com legumes

Apesar de gostar muito de peixe, confesso que as minhas refeições andam sempre à volta dos mesmos tipos de peixe. Cá para casa costumo comprar salmão, pescada, lulas, chocos, sardinhas, peixe-espada, dourada e uma ou outra vez sargo. Também não os compro sempre com a mesma regularidade. Lombos de salmão e de pescada tenho quase sempre no congelador. Os outros não. As lulas e os chocos compro de vez em quando. Por norma só compro sardinhas e peixe-espada no Verão, para os grelhados no quintal. Apesar de grande parte do peixe que compro ser congelado, para os grelhados prefiro sempre peixe fresco.
Nas primeiras compras de supermercado depois das férias descobri, na secção dos congelados, postas de tintureira. Não me lembrava se já tinha ou não provado, mas apesar disso arrisquei e lá trouxe duas embalagens deste peixe, também conhecido como tubarão-azul e muito abundante na nossa costa.
Ingredientes: 500 g de postas de tintureira sal pimenta preta de moinho 1 limão 1 beringela 1 cebola picada 3 dentes de alho picados 4 colheres de sopa de azeite 2 nabos médios 1 courgette 40 g de tomate seco 4 a 5 colheres de maionese tomilho
1. Temperar as postas de tintureira, depois de descongeladas, com sal, pimenta e sumo de limão. 2. Levar a cebola e os alhos, num tacho, ao lume com o azeite. Deixar refogar um pouco. 3. Descascar e cortar os nabos em pequenos cubos. Adicionar ao refogado. Mexer e deixar suar sempre com o tacho tapado. 4. Cortar a courgette e a beringela em pequenos cubos. Cortar também o tomate seco. Juntar estes ingredientes aos outros legumes que estão ao lume. Temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar mais ou menos 5 minutos. 5. Untar com um pouco de margarina um tabuleiro que possa ir ao forno. Dispor as postas de tintureira. 6. Envolver os legumes com a maionese e espalhá-los sobre o peixe. Salpicar com folhas de tomilho.
7. Levar ao forno durante cerca de 8 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.
Gostei muito deste peixe. As postas eram grandes e quase sem espinhas. Acompanhei este prato com arroz selvagem cozido.
P.S. Receita da revista Saberes & Sabores nº 174, Agosto de 2008.

8 comentários :

bio_geo_esds@ disse...

Também gosto da tintureira. Estes vegetais devem ter ficado muito bem.

claudia disse...

Tb não conheço este peixe. Da próxima visita ao supermercado vou procurar!

Sylvia disse...

Também quase só compro peixe congelado, apesra de preferi-los frescos. Mas acho mais seguro, como o salmao, serem congelados. Nunca comi esse peixe, parece ser bom
Bjs

Vina disse...

Nunca experimentei tintureira, mas vendo a tua receita e o seu óptimo aspecto, fiquei com vontade de experimentar! Parece deliciosa! Beijinhos.

Marizé disse...

Que original este acompanhamento de legumes / maionese, só pode ser delicioso.
A tintureira também só aparece de vez em quando cá em casa, para além dos peixes que referis-te também gosto da versatilidade da maruca e do peixe vermelho.

Beijo

Anónimo disse...

Também utilizo mais os outros peixes, tintureira é um peixe que nunca experimentei, fiquei tentada com esta receita!

Rivera disse...

Eu adoro tintureira! Só tem a espinha do meio e não é um peixe de sabor muito forte, coisas que me fazem adorá-lo!

Anónimo disse...

Eu adoro tintureira mas comemos sempre cozida e agora estou tentada a experimentar esta receita.