segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sopa picante de tomate com chocolate


A minha paixão pela cozinha, pelos sabores estende-se aos romances e aos filmes, como várias vezes tenho partilhado convosco. A semana passada, tive a possibilidade de assistir à ante-estreia do filme Chef, um filme bem disposto e romântico à volta de um chefe que decide mudar de vida. O chef José Avillez preparou um brioche com sapateira e creme de abacate inspirado no filme e servido antes da sessão, que soube muito bem.


Aguardo com curiosidade a chegada aos cinemas da adaptação do romance de Richad C. Morais, A Viagem dos Cem Passos. Se no livro as descrições dos pratos nos deixava com água na boca, imagino o filme. Nos próximos tempos, também gostava muito de ir ver The Lunchbox, um filme em que a comida aproxima as pessoas e desperta paixões.


Junho chegou tristonho. Ora está enublado, ora o sol aparece sorridente, para esta semana, as previsões indicam finalmente a chegada do calor. Esperamos que sim. Confesso que este tipo de tempo incerto me cansa, deixa-me menos feliz. E nestes dias assim que ora chove, ora temos sol e calor, apetece o conforto de um prato de massa, de um guisado apurado ou de um prato de sopa quente.

Apresento-vos, hoje, uma receita de sopa picante de tomate com chocolate que desenvolvi para um artigo sobre pratos salgados com chocolate na edição de Abril de 2014 da revista Saber Viver e que sabe muito bem assim, num dia em que precisamos de conforto.

Sopa picante de tomate com chocolate

Ingredientes para 4 pessoas:
825 g de tomate maduro
1 beringela
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de paprica
3 g de pasta de harissa
1 dl de azeite
3,5 dl de água quente ou caldo de legumes
40 g de chocolate 70% de cacau
Sal e pimenta-preta q.b.
Cebolinho picado q.b. para servir


1. Escaldar o tomate em água a ferver durante cinco minutos. De seguida passar o tomate por água fria e retirar-lhe a pele.

2. Colocar num tabuleiro de forno a cebola cortada em meias luas, os dentes de alho laminados, a beringela descascada e cortada em cubos e o tomate cortado às rodelas.

3. Temperar com sal, paprica, harissa e pimenta-preta a gosto. Regar com o azeite e mexer.

4. Tapar com folha de alumínio o tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos. Depois retirar o papel, mexer e deixar assar mais 25 minutos.

5. Depois dos legumes assados colocá-los numa panela juntamente com o chocolate e a água quente. Com a varinha mágica triturar muito bem.

6. Servir a sopa polvilhada com cebolinho fresco picado.



O picante e o chocolate, na dose certa, dão um toque especial a esta sopa.

2 comentários :

Unknown disse...

Que surpresa deliciosa...adoro contrastes de sabores por isso creio que esta sopa iria rechear o meu palato de sabor.
O aspeto é verdadeiramente tentador!!!!
Parabéns pela receita.
Beijinhos e bom feriado

Monte Alegre Refrigeração e Gourmet disse...

Que receita criativa! Fica com uma cor linda, e parece ser muito saborosa!

Abraços,
www.montealegrerefrigeracao.com