terça-feira, 17 de junho de 2014

A cozinhar na Loja das Conservas


No passado sábado, dia 7 de Junho de 2014, estive na Loja das Conservas, em Lisboa, para uma demonstração culinária a convite da fábrica de conservas A Poveira produtora da marca Minerva. Eu adoro conservas. Cá em casa procuro ter sempre umas latinhas na despensa prontas a serem usadas. Em poucos minutos se prepara um lanche, uma entrada ou até mesmo uma refeição. Nos últimos anos sinto que a nossa indústria tem colocado no mercado imensos produtos inovadores, como as ovas de sardinha ou as sardinhas sem pele e sem espinha que tanto adoro, por exemplo.

Para esta sessão escolhi três tipos de conservas diferentes: sardinhas sem pele e sem espinha em azeite, bacalhau em azeite e alho e filetes de atum em azeite. Para cada um dos produtos preparei uma receita rápida e prática para o verão. As sardinhas sem pele e sem espinha foram servidas em tostas com pimentos vermelhos piquillo assados e maionese com mostarda em grão à antiga. O bacalhau em azeite e alho juntou-se a um puré de grão com cominhos e azeitonas pretas. Os filetes de atum fizeram companhia a um abacate amassado a que juntei tomate, cebola e alho, servidos em tostas.


Agradeço a preciosa ajuda que me deram a Sara Costa, da Loja das Conservas, e a Bárbara durante a preparação das receitas. Gostei muito de ver a sala cheia, mas principalmente adorei ver o interesse e curiosidade que todos os que assistiram demonstraram sobre as receitas, os produtos utilizados e o modo como eram preparadas as conservas. Por exemplo, as sardinhas sem pele e sem espinha resultam de um processo manual.


No final, ficou a vontade de voltar.

3 comentários :

Tertúlia da Susy disse...

Eu adorei e já fiz algumas réplicas que em breve colocarei no meu blog.
Bjs

Unknown disse...

É um pintxo (tapas no pão). Muito tipico da zona basca. :)

beijinhos
viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

Tertúlia da Susy disse...

Olá Isabel,
"Roubei" a foto para o meu blog (indicando a origem, claro).
Bjs, Susana

http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/06/batata-doce-com-polvo-fumado-em-azeite.html