sexta-feira, 27 de junho de 2014

Tagliatelle com molho de cogumelos e chocolate


Estes últimos dias têm sido atarefados. Andei a preparar os meus próximos workshops. Vou estar no dia 4 de Julho no Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha em Lisboa, para uma aula. Aqui, irei cozinhar dois pratos deliciosos, um com polvo e outro com peixe espada. No dia 12 de Julho volto ao Porto, cidade que me tem recebido sempre de braços abertos. Vou estar no espaço WORK IT para um workshop de coisas doces com chocolate. Inscrevam-se.

Hoje começa na SIC Mulher um novo programa intitulado A Minha Vida Dava Um Blog. O Cinco Quartos de Laranja vai estar presente logo no primeiro programa da série. Estou muito curiosa com o resultado final, portanto, hoje às 21h15 vou estar sem falta com a televisão ligada. Esta semana estive também à conversa com José Figueiras no seu programa Alô Portugal, sobre uma novidade boa que chega em Julho. O programa passa hoje na SIC Internacional por volta das 19h.

Em dias de muito trabalho, as refeições são sempre mais rápidas e com as coisas que tenho à mão, ou seja no frigorífico. Hoje trago-vos uma receita de tagliatelle com molho de cogumelos e chocolate, que se faz num instante e que desenvolvi para um artigo sobre pratos salgados com chocolate na edição de Abril de 2014 da revista Saber Viver.


Ingredientes para 4 pessoas:
350 g de tagliatelle fresca
300 g de cogumelos brancos
2 chalotas
2 dentes de alho
30 ml de azeite
8 g de amido de milho
250 ml de natas de soja
1 dl de vinho da Madeira
150 g de queijo mascarpone
15 g de chocolate 70% de cacau
1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas
40 g de nozes
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar ao lume uma frigideira com o azeite, as chalotas e os dentes de alho picados. Deixar refogar até as chalotas estarem transparentes.

2. Adicionar o vinho da Madeira, as natas, previamente misturadas com o amido de milho, e o queijo mascarpone. Mexer, com uma vara de arames, até o queijo se dissolver.

3. Juntar os cogumelos laminados e o chocolate. Polvilhar com as folhas de tomilho previamente picadas.

4. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto e deixar cozinhar os cogumelos durante um a dois minutos, em lume brando.

5. Cozer a massa em água temperada com sal e seguindo as indicações da embalagem.

6. Depois da massa cozida, escorrer e envolver no molho de cogumelos.

7. Servir com nozes picadas grosseiramente.


O sabor do chocolate em pratos salgados nem sempre é consensual. Eu como gosto de experimentar combinações diferentes não me importo de arriscar.

6 comentários :

Unknown disse...

Que tentação...esse chocolate! :p
beijinhos,
viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

Anjo-de-Mel disse...

Um prato destes tb ñ me importo nada de arriscar :) Bjinhos.

Laranjinha disse...

Viagem Doce Viagem,
para quem gosta de chocolate este prato é tentador!
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Anjo-de-mel,
acho que de vez em quando sabe bem arriscar assim um prato diferente, não é?

Um beijinho.

Deliciosa Paparoca disse...

Que sugestão deliciosa! Adoro o crocante das nozes por cima de massas. Adoro chocolate, adoro cogumelos, adoro tudo neste prato ;)

Sofia disse...

Olá, Isabel!

Em termos de sabores, há algo mais que se consiga acrescentar a esta receita e que possa resultar bem? Eu passo a vida a inventar receitinhas de massa (e não só...), e, aqui, lembrei-me que um extra, além dos cogumelos, poderia torná-la um pouco mais "alimentícia"... ;)

Obrigada!

S