segunda-feira, 23 de março de 2015

O workshop de Risotos e outros pratos de arroz foi assim ...


O mês de Fevereiro foi cheio de workshops. Um dos que realizei cá em Lisboa foi dedicado a pratos de arroz. O objectivo com que pensei nesta aula de cozinha foi elaborar pratos com diferentes tipos de arroz. Nessa manhã de sábado, usámos o nosso carolino, o agulha, o basmati, o aromático, o thai jasmine, o carnaroli e o arroz selvagem, num menu com dez receitas. Gostava de ter usado o arroz vermelho de Camargue e o arroz preto, de que vos quero falar um destes dias, mas terá que ficar para a próxima edição deste atelier. Nos meus workshops uma das coisas que também gosto de fazer, para além de dar pequenos truques e dicas sobre como cozinhar alguns pratos, ou ingredientes, gosto também de partilhar com os participantes produtos que para muitos se revelam novidade. Neste workshop levei cogumelos desidratados, tomate seco em óleo, pasta de camarão que com o seu cheiro salgado e ligeiramente fermentado não demoveu os cozinheiros da manhã em usá-la num dos pratos propostos, entre outros produtos, que se revelaram igualmente interessantes. Nem imaginam como fico contente quando vejo que tiram fotos às embalagens dos produtos que usámos para depois experimentarem fazer em casa. Sinto um orgulho imenso.

Entre as receitas realizadas contam-se risotos, uma deliciosa salada de queijo feta com arroz selvagem e vinagreta de mostarda em grão, um aromático arroz de camarão no abacaxi com caju, pastéis de cogumelos com arroz, bolinhos de arroz com frango assado e tomate seco em óleo. No campo das sobremesas destaco um arroz queimado, que conquistou todos os comensais e um arroz-doce com morangos, fresquinho, soube muito bem.


Os workshops são um espaço para cozinhar, aprender, mas principalmente para conviver com pessoas diferentes que se juntam com um objectivo comum. São sempre muito divertidos e especiais. Cada workshop é sempre diferente. Há sempre pessoas novas, há outras que voltam. E isso é simplesmente delicioso.


No próximo dia 28 de Março regresso ao espaço WORK, no Porto, para dois novos workshops. De manhã, Entradas e Aperitivos II, com receitas muito práticas a pensar nos dias mais quentes que se avizinham, e à tarde, Doces de Páscoa, com várias sugestões docinhas para festejar esta quadra com a família e amigos. Vai ser um dia especial, cheio de momentos felizes à volta da mesa. As inscrições ainda estão abertas em: work@sott.pt   91 700 1802.

No sábado, espero a vossa companhia.

6 comentários :

cozinha100segredos disse...

Ora aí está um bom tema para um workshop. Cozinhar arroz pode parecer um tema banal mas às vezes é preciso um pouco de "técnica" para o deixar perfeito!

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
sim, ter atenção aos tempos de cozedura de cada arroz. E também é interessante perceber e experimentar usar os diferentes tipos de arroz. Cada prato, o seu arroz. ;)
Um beijinho.

Susana Antunes disse...

As imagens transmitem.... aprendizagem....e convívio.... E os resultados só poderiam ser bons cozinhados...
Eu gostava de um dia poder participar.... 😉😛
Quem sabe se um dia não coincide....
Entretanto vamos vendo estas deliciosas partilhas...
Um beijinho e boa semana...

Deliciosa Paparoca disse...

Adoro todos os arrozes. Consigo comer arroz com dentes, como se costuma dizer. também acho um bom tema para ensinar, pois tem os seus truques, tempos de cozedura, etc. Continuação de bom trabalho. Beijinho da Susana
http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Olá Susana,
obrigada. Quem sabe se um destes dias não nos voltamos e encontrar no Porto! :)

Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Deliciosa Paparoca,

eu também adoro arroz. Acho que não me canso de pratos de arroz.
Obrigada.
Um beijinho.