Próximos Workshops
Lisboa 4 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h00 - 13h00      Doces Tradicionais de Natal
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP

segunda-feira, 23 de março de 2015

O workshop de Risotos e outros pratos de arroz foi assim ...


O mês de Fevereiro foi cheio de workshops. Um dos que realizei cá em Lisboa foi dedicado a pratos de arroz. O objectivo com que pensei nesta aula de cozinha foi elaborar pratos com diferentes tipos de arroz. Nessa manhã de sábado, usámos o nosso carolino, o agulha, o basmati, o aromático, o thai jasmine, o carnaroli e o arroz selvagem, num menu com dez receitas. Gostava de ter usado o arroz vermelho de Camargue e o arroz preto, de que vos quero falar um destes dias, mas terá que ficar para a próxima edição deste atelier. Nos meus workshops uma das coisas que também gosto de fazer, para além de dar pequenos truques e dicas sobre como cozinhar alguns pratos, ou ingredientes, gosto também de partilhar com os participantes produtos que para muitos se revelam novidade. Neste workshop levei cogumelos desidratados, tomate seco em óleo, pasta de camarão que com o seu cheiro salgado e ligeiramente fermentado não demoveu os cozinheiros da manhã em usá-la num dos pratos propostos, entre outros produtos, que se revelaram igualmente interessantes. Nem imaginam como fico contente quando vejo que tiram fotos às embalagens dos produtos que usámos para depois experimentarem fazer em casa. Sinto um orgulho imenso.

Entre as receitas realizadas contam-se risotos, uma deliciosa salada de queijo feta com arroz selvagem e vinagreta de mostarda em grão, um aromático arroz de camarão no abacaxi com caju, pastéis de cogumelos com arroz, bolinhos de arroz com frango assado e tomate seco em óleo. No campo das sobremesas destaco um arroz queimado, que conquistou todos os comensais e um arroz-doce com morangos, fresquinho, soube muito bem.


Os workshops são um espaço para cozinhar, aprender, mas principalmente para conviver com pessoas diferentes que se juntam com um objectivo comum. São sempre muito divertidos e especiais. Cada workshop é sempre diferente. Há sempre pessoas novas, há outras que voltam. E isso é simplesmente delicioso.


No próximo dia 28 de Março regresso ao espaço WORK, no Porto, para dois novos workshops. De manhã, Entradas e Aperitivos II, com receitas muito práticas a pensar nos dias mais quentes que se avizinham, e à tarde, Doces de Páscoa, com várias sugestões docinhas para festejar esta quadra com a família e amigos. Vai ser um dia especial, cheio de momentos felizes à volta da mesa. As inscrições ainda estão abertas em: work@sott.pt   91 700 1802.

No sábado, espero a vossa companhia.

6 comentários :

  1. Ora aí está um bom tema para um workshop. Cozinhar arroz pode parecer um tema banal mas às vezes é preciso um pouco de "técnica" para o deixar perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha100segredos,
      sim, ter atenção aos tempos de cozedura de cada arroz. E também é interessante perceber e experimentar usar os diferentes tipos de arroz. Cada prato, o seu arroz. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. As imagens transmitem.... aprendizagem....e convívio.... E os resultados só poderiam ser bons cozinhados...
    Eu gostava de um dia poder participar.... 😉😛
    Quem sabe se um dia não coincide....
    Entretanto vamos vendo estas deliciosas partilhas...
    Um beijinho e boa semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      obrigada. Quem sabe se um destes dias não nos voltamos e encontrar no Porto! :)

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  3. Adoro todos os arrozes. Consigo comer arroz com dentes, como se costuma dizer. também acho um bom tema para ensinar, pois tem os seus truques, tempos de cozedura, etc. Continuação de bom trabalho. Beijinho da Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deliciosa Paparoca,

      eu também adoro arroz. Acho que não me canso de pratos de arroz.
      Obrigada.
      Um beijinho.

      Eliminar