terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pizas ao domicílio, início de uma nova época

Agora que o Outono se instalou de vez, chegou a altura de retomarmos o projecto das pizas. Os dias mais frios e chuvosos convidam às comidas de forno. Nesta altura, em que a cozinha pode ficar mais quente, as pizas são uma óptima maneira de juntarmos um grupo, passarmos uma noite divertida à volta da cozinha e da mesa.

O dia escolhido foi a sexta-feira passada. O ponto de encontro, a casa da querida Carlota que, como sempre, nos recebeu muito bem. Os convidados para colocarem as mãos na massa foram, desta vez, a Carlota, o Mário, a Helena, o Miguel e o Nuno.

A noite começou com as entradas. A Carlota surpreendeu-nos com uns tomates cherry embebidos em vodka e passados por um mistura de salsa picada entre outros ingredientes.

Umas deliciosas caixinhas com compota de cebola roxa e queijo chévre.

Camembert com compota de cereja e massa filo.

Ovos de codorniz com uma mistura preparada pela Suzana.

E bolachinhas de massa folhada com maçã, morcela e canela, uma homenagem à dona deste blogue e ao seu marido, em lembrança da piza Manuela que fizemos, num outro encontro, em casa da Carlota, que nos deixou encantados.

Para além das delícias apresentadas pela nossa anfitriã, também tínhamos na mesa pistácios e figos secos. Fomos acompanhando as entradas com vinho Moscatel de Setúbal e vinho rosé Defesa, bem fresquinho.

Na cozinha, fomos preparando as pizas. A massa feita na máquina do pão, resultou desta vez um pouco mais rígida do que é habitual. O livro com a receita está perdido nos caixotes que ainda estão por desempacotar e o Ricardo acabou por fazer a massa, na máquina do pão, de cabeça. O resultado foi uma massa dura, que deu alguma luta a esticar. Com a massa estendida, a Carlota e o Mário fizeram uma piza em que colocaram na base da massa: azeite, orégãos secos, queijo gorgonzola, presunto, azeitonas, rúcula e queijo parmesão.

A Helena e o Miguel fizeram uma piza em que colocaram na base molho de tomate frito, cebola roxa, fatias de morcela, queijo mozzarella, maçã granny smith, um molho à base de vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta e nozes partidas.

O Nuno, fez a piza vencedora da noite, que intitulou Pizza Magreb. Na base colocou mozzarella de búfula, tâmaras enroladas em bacon, azeitonas, segurelha - o seu ingrediente secreto! - fatias de maçã vermelha, queijo gorgonzola, queijo mozzarella ralado e queijo parmesão.

Eu e o Ricardo fizemos uma piza com queijo parmesão ralado, fatias de paio york, rodelas finas de batata, tomilho fresco, azeite, queijo mozzarella fresco e queijo parmesão ralado. Depois de sair do forno foi servida com rúcula e pistácios.

Acompanhámos as pizas com um vinho tinto Damasceno de 2008, uma escolha do Nuno.

Para a sobremesa, a Carlota deixou-nos de boca aberta. Serviu-nos duas fantásticas sobremesas, uma tarte de lemon curd e outra de chocolate e manteiga de amendoim que, mesmo cheia que nem um ovo, fiz questão de provar! ;)

A noite foi pequena para o que tínhamos para conversar, rir e partilhar. Estes encontros sabem tão bem! :)

11 comentários :

Marina Mott disse...

Essa sim é uma refeição gourmet!! Quanto capricho e que delícia!! Um beijo!

Anónimo disse...

que delicia de jantar! mmm... :)
beijinhos
sofia

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Que belo jantar :)
As sobremesas da Carlota como sempre são de babar e a pizza com tâmaras também me deixou com vontade de provar.

Susana Gomes disse...

Já ouvi dizer que foi uma noite em grande, tipo duracel: as pilhas não tinham fim! :) :)
Meu Deus, tanta coisa boa. :)
Beijinho grande.

Receitas para a Felicidade disse...

Eu sim fiquei de boca aberta com tamanhas iguarias e delicias. Devia ter estado aí também hehehe. Beijinhos e boa semana.

ameixa seca disse...

Qualquer dia têm que alargar o projecto ao resto do país e tragam o pessoal atrás juntamente com as entradas e sobremesas ;)

Gisela disse...

Imagino a festa!!! Com tanta iguaria e tão boa companhia só pode ter sido uma noite fabulosa
beijinhos

Babette disse...

Já tinha dado por mim a pensar que com essa mudança de casa tão cedo não havia noites de pizza por aqui!... Esqueci-me do projecto ao domicílio! Fantástico!!! E que privilégio tanta blogueira de tão alta qualidade junta!!!
Babette

Tangerina disse...

Querida Laranjinha, Foi mais uma noite fantástica em excelente companhia. Tão bom mas tão bom que por mim havia mais já no próximo FDS ;)

Beijinhos Grandes ao dois,
Carlota

Helena disse...

Só agora vi que o meu comentário não ficou registado, então aqui o deixo:
Este encontro sabe muito bem e a comida também. O tempo é sempre curto, quando partilhamos de boa companhia.
Numa proxima oportunidade vou reproduzir a pizza do Nuno.
Beijos

moranguita disse...

que belo regresso
sem duvida que esta e a epoca perfeita com noitres frias sabe bem o acponchego de casa
beijinhos