quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carré de borrego no forno com mistura de ervas


Alguns domingos de Inverno, para mim, são dias de preguiça. Gosto de ficar em casa. Sentir que tenho tempo. Nada de pressas. Preparar um almoço especial, diferente. E à tarde ficar no sofá. Ter tempo de abrir e folhear algumas revistas de culinária. Ler. Parar para ver a chuva a cair da janela da sala. Ligar a televisão. Assistir a alguma série de que gosto, Dexter, 30 Rock, The Big Bang Theory, Delicious Miss Dahl ou agora o MasterChef US. Na prática estes domingos são uma forma de quebrar com a minha rotina, são verdadeiros oásis em semanas intensas e sabem tão bem!

Neste domingo, para o almoço fiz carré de borrego assado no forno que adaptei do livro Olives & Oranges de Sara Jenkins e Mindy Fox.


Ingredientes:
1 carré de borrego
sal
1 colher de chá de alecrim seco
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de tomilho-limão
1 colher de sálvia em pó
2 colheres de sopa de azeite

1. Numa taça misturar o sal, o alecrim, tomilho, sálvia, alho e azeite. Misturar bem.

2. Barrar a carne com a mistura de ervas e azeite. Levar ao forno a assar.

3. Assar no forno a 175ºC durante 20 minutos.

Foi a primeira vez que fiz carré. Arranjei uma peça de costeletas de borrego inteira e cá em casa preparei-a. Tirar a carne junto das costelas ainda custa um bocadinho, mas lá consegui.


A carne ficou muito saborosa, suculenta. O alecrim combina muito bem com o borrego e da mistura de ervas, é o sabor que mais sobressai. Eu gosto da carne de borrego e de vaca assada mal passada. Para quem não aprecia deverá aumentar o tempo no forno em aproximadamente 10 minutos.

E soube tão bem!

6 comentários :

Su m disse...

confesso que não sou grande adepta de borrego, mas que esse ficou com óptimo aspecto, lá isso ficou.

moranguita disse...

o meu menin ia adorar esta carne ele e fa:-)
beijocas

A Paixão da Isa disse...

ficou muito bonito com essas ervas gostei beijinhos isa

Babette disse...

Sabem tão bem os domingos em que se "fica". Ter tempo para esses pequenos prazeres. Preguiçar. Parar. Partilho o teu gosto pela série 30 rock. Divina!
Um beijo
Babette

Bombom disse...

Também nunca fiz "carré" nem de borrego nem de cabrito que é mais vulgar na minha aldeia. O tempero é 5 estrelas! Deve ter ficado uma delícia. Uma óptima refeição para um domingo de chuva! Bjs. Bombom

Iron Kook disse...

Vou experimentar esta receita, adoro canes no forno com ervas