sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Um animado jantar de pizas


Na passada sexta-feira voltei a combinar um jantar de pizas cá em casa. Os convidados, a querida Pipoka, amiga que ganhei com este blogue, e o Luís.

Antes de irmos para a cozinha fazer as pizas, sentámo-nos à mesa e entretemo-nos com umas entradas. Pasta de azeitona com queijo parmesão, que a Pipoka trouxe, muito agradável. Depois de ver a receita publicada no Three Fat Ladies fiquei com curiosidade em experimentar e eis que surge a oportunidade. ;)


Eu preparei uma taça com azeite e vinagre balsâmico cremoso, azeitonas verdes com alho e malagueta, anchovas com azeitonas e pimento, que comprei já prontas a servir e um queijo ricotta com mel e canela.


O queijo ricotta com mel e canela foi uma verdadeira surpresa. Para além de ser uma entrada que não dá trabalho nenhum a fazer, muito prática, fica muito bom. Recomendo.


Ingredientes:
1 queijo ricotta
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de canela

1. Misturar o mel com a canela e levar ao microondas durante 20 segundos ou aquecer num recipiente no fogão. Não aquecer demasiado, apenas o suficiente para que o mel fique líquido.

2. Colocar o queijo num prato de servir e regar com a mistura de mel e canela. Servir.

Esta sugestão é do blogue Souvlaki for the Soul, que muito aprecio. O autor sugere que seja servido depois da refeição, a acompanhar o café. Mas como entrada também resulta muito bem.

Para acompanhar as entradas, resolvi pedir ao Ricardo para fazer um pão de azeitonas, verdes e pretas, na máquina do pão. Para além do pão de azeitonas servi também gressinos com sésamo. Quando estive em Itália, em quase todos os restaurantes uma das primeiras coisas a chegar à mesa assim que nos sentávamos era um pacotinho de gressinos, finos, que desapareciam rapidamente. Bons tempos! :)


A acompanhar as entradas servimos um vinho branco Duas Castas 2010 da Herdade do Esporão.


Na hora de fazer a piza descobri que a Pipoka tinha como ingredientes peras rocha, queijo roquefort e nozes. Uma excelente combinação, em memória de um fantástico jantar no restaurante Café Buenos Aires onde em tempos comemos uma salada de roquefort, pêra, nozes e endívias. A piza Café Buenos Aires depois de sair do forno confirmou a boa conjugação dos ingredientes!


Eu e o Ricardo optámos por fazer a uma piza com alcaparras, alcachofras e anchovas. Há uns anos vimos um filme português - Contrato - em que o protagonista fazia uma piza com estes ingredientes. Na altura achámos uma combinação pouco usual e ficámos de experimentar. Com o passar do tempo, esquecemo-nos dos ingredientes. Sabíamos que começavam por A, até que recentemente nos voltámos a lembrar.


Às alcaparras, alcachofras e anchovas resolvemos acrescentar azeitonas. Para esta piza dos Quatro A, colocámos uma base de queijo mozzarella ralado, corações de alcachofra cortados, anchovas em azeite, alcaparras. Finalizámos com mais queijo mozzarella e parmesão ralados. Ficou com um sabor bastante forte e as anchovas marcaram presença de forma excessiva, por causa do sal! Da próxima vez, talvez as coloque em água antes de as usar.


Acompanhámos as pizas com um tinto alentejano Terra Grande reserva 2008, escolha do Luís, e uma garrafa de tinto da zona do Douro, Casa Antiga reserva 2007.

Para sobremesa, a Pipoka trouxe uns deliciosos bombons de chocolate branco e limão. Eu servi um bolo de chocolate húmido, daqueles que é suposto ficarem quase mousse de chocolate.


As sobremesas foram acompanhadas com uma garrafa de ice wine que trouxe de Niagara-on-the-Lake, no Canadá. O ice wine servido foi um Cabernet Sauvignon 2006. Quando ouço falar em ice wine lembro-me logo de uma prova de vinhos que fiz na loja da Pillitteri Estates Winery.


Foi aqui que descobri este precioso néctar, meia hora antes de sobrevoar de helicóptero as Cataratas do Niágara, num dia de céu azul. Uma experiência inesquecível!


Como não poderia deixar de ser, quando pessoas com os mesmos interesses se juntam, parece que os temas de conversa nunca se esgotam. A noite deu para que falássemos de comida, de viagens, dos Açores, de livros de gastronomia, de fotografia, de blogues, de desejos e de sonhos. Que venham muitos mais encontros!

20 comentários :

Deborah Martin Salaroli disse...

Tava tudo muito bom???
Pelas fotos, claro que sim...
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Deborah Martin Salaroli disse...

Ah, faz tempo que eu te sigo, sabia? E adoro suas postagens.
Venha me visitar tb...
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Bombom disse...

Olá Laranjinha!Como sempre, o Dia das Pizzas é uma agradável surpresa. Sempre com novos ingredientes e diversos aromas e sabores. Para o meu gosto, ia mais na da Pipoka, com sabores mais suaves. Isto porque não aprecio nada o sabor das anchovas. Gostei muito das entradas e adorei as sobremesas. Tenho de ver se encontro o Ricotta para provar essas delícias! Parabéns! Bjs. Bombom

Laranjinha disse...

Deborah e Bombom,
muito obrigada pelos vossos comentários.
Recomendo o Ricotta com mel e canela. O ricotta como é muito cremoso fica uma delícia com a mistura doce do mel.

Um beijinho.

Diogo Marques disse...

Bela jantarada !

Susana Gomes disse...

E pronto, mais uma vez a Pipoka arrebata-me com a tríade pêras + nozes + roquefort! :) Adorei a pizza.
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Foi uma noite e "peras"! A companhia belíssima, a comida 5 estrelas e a conversa mesmo animada. Temos que repetir, pois eu até já tenho outra receita de piza na cabeça ;-)

Deixo aqui a nota que o ricotta foi para mim a grande surpresa da noite.

beijocas para vcs

Martina Breidenstein disse...

Que belo jantar! :) Adorei a ideia do ricotta! Tão fácil e ficou lindo!
beijinhos

www.saborescomcontraste.blogspot.com

ameixa seca disse...

A semana passado, num dos programas de "Portugueses pelo mundo" falaram do icewine, ficou muito curiosa e nem sou apreciadora de vinho :) Já de pizzas sou uma verdadeira fã!

Anónimo disse...

Olá,
Sigo este blog assiduamente, pois é para mim um dos melhores que conheço. E cada vez que leio sobre estes jantares de pizza fico com vontade de ir para a cozinha e reproduzir algumas das pizzas que por aqui passam....
Quanto à de pêra, Roquefor e nozes(que me deixou a salivar) fiquei com uma dúvida: qual a base(molho) dela?
Continuação de boas receitas.

Laranjinha disse...

Diogo,
os jantares de piza são sempre especiais. É muito engraçado colocar os amigos a cozinhar. Normalmente são sempre jantares são sempre muito divertidos.
Obrigada pelo comentário.

Laranjinha disse...

Gasparzinha,

a combinação roquefort, peras e nozes foi uma excelente escolha. A Pipoka surpreende-nos sempre. :)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Pipoka,

foi uma noite e "peras" como referes. Claro que temos que repetir! :)

Um beijinho.

Isabel (pipoka) disse...

Olá "anónimo" ;-)
Ainda não tive tempo de publicar a receita no blogue. Mas deixo-a aqui em 1.ª mão. A pizza é barrada com um molho de roquefort. O que faço é derreter de metade de 1 embalagem de queijo (50 g) com um pouco de natas (2 ou 3 colheres - pode tb usar leite). Barro a base da pizza, disponho as peras, por cima esfarelo a outra metade do queijo e salpico com nozes. É tudo.


Bom apetite

Laranjinha disse...

Caro anónimo,

muito obrigada pelo seu comentário e pelas palavras de incentivo.

Para o molho a Pipoka dissolveu o queijo roquefort num pouco de leite quente e depois colocou a mistura na base da piza, antes de colocar as fatias de pêra.

Aconselho-o a experimentar algumas das pizas. Depois diga-me o resultado. :)

Atenciosamente,

Laranjinha disse...

Sabores com contraste,
aconselho o ricotta com o mel e a canela. Fica óptimo.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ameixinha,

uma boa aproximação ao icewine são os vinhos de colheita tardia.
Um beijinho.

moranguita disse...

que rica noite lranjinha, excelente comida e boa com+panhia:-)
beijinhos e boa semana

Anónimo disse...

pode indicar qual a receita do bolo de chocolate desse jantar?

Laranjinha disse...

Anónimo,
tendo em conta o seu pedido, até final da semana publico a receita.

Atenciosamente.