Sempre que volto de uma viagem, uma das primeiras coisas que procuro comer quando chego é uma sopa. É curioso sentir saudades de comer sopa. Deve ser um efeito cultural, de certeza!? Desta vez, para precaver a falta de tempo que o regresso à rotina origina sempre na minha vida, decidi antes de seguir viagem deixar uma sopa feita, à minha espera. Depois de a fazer e deixar arrefecer, guardei-a em caixas de plástico e coloquei-a no congelador. Quando cheguei soube muito bem.
Ingredientes:
2L de água (usei 1L do caldo de cozedura do feijão)
2 cebolas picadas
3 tomates grandes (aprox. 650g) limpos de peles e sementes
2 talos de aipo cortados
3 cenouras cortadas
1 courgette pequena cortada em cubos
1 ramo de salsa picada
1 ramo de manjericão cortado
1 molho de acelgas
500g de feijão branco ou vermelho cozido
sal q.b.
1. Colocar uma panela com a água ao lume. Quando ferver adicionar a cebola picada, o tomate cortado, o aipo, as cenouras e a courgette. Deixar cozer.
2. Adicionar a salsa, o manjericão, as acelgas cortadas finamente e o feijão cozido. Temperar com sal e com o azeite. Deixar acabar de cozer.
Esta sopa foi feita com acelgas cultivadas no quintal dos meus pais, em Santarém, a partir desta receita do blogue Healthy Taste Chow. Depois da aventura das endívias, do ruibarbo e das alcachofras, agora o meu pai já me diz, com jeitinho, não tragas mais sementes, filha! Estas que cá tens chegam! Não sei como lhe vou dizer que tenho cá em casa sementes de açafrão, que ando à procura de sementes de rúcula e que deveríamos semear manjericão. ;)
16 comentários :
Que bela e deliciosa sugestão nos deixas hoje Laranjinha uma sopa rica e agradável aos olhos o que nos faz imaginar o delicioso sabor que deve ter,
beijinhos e obrigado por tudo o que connosco partilhas!!!...
E agora começando um friozinho gostoso essa sopa é perfeita, obrigada!
A sopa está com um óptimo ar!
Eu nunca provei acelgas... se calhar não é nada mau o sabor!
Beijinhos
Querida Laranjinha, eu também sinto sempre saudades da sopa... que engraçado ;)
Além de saudável a sopa, esta é agradável aos olhos.
Bjs
que sopa deliciosa, é raro encontrar acelgas, mas quando encontro compro é muito bom e na sopa deve ser delicioso.
bjinhos
Ainda não provei acelgas, mas da proxima não me escapa miga...
jinhos
Já tenho acelgas há três anos no meu quintal, vou tirando folhas, adoro os caules, muito mais saborosos do que as folhas.
Trouxe as sementes de Espanha pois lá as acelgas são muito comuns. Tento trazer sementes de coisas diferentes dos sítios por onde passo por isso ninguém estranha eu ter uns feijões que dão vagens que chegam a medir 80 centímetros :))
Adoro acelgas, mas por aqui não as encontro, que saudades que tenho de comer uma sopinha como essa
Beijinhos
Nao sou muito fan de sopa, mas esta tua até que me deu vontade de uma sopa quentinha principalmente agora que está comecando o frio. Vi suas fotos de Sevilha,até hj lembro com carinho dessa cidade, e seus habitantes tao amabeis, matei as saudades . Obrigada
Que curioso!... Ainda agora, quando regressei da Austrália, referi que sinto sempre a falta de arroz e de sopa!... Cultural, sem dúvida! E não há sopinhas tão boas quanto as nossas ;)
Babette
Aqui nesta zona confinada e ostracizada onde eu vivo, nunca vi acelgas. Acho que já tinha referido... ou então tenho mesmo que mudar de óculos :) Adoro estas sopas pedaçudas que nos satisfazem de uma assentada!
Vi no outro diumas sementinhas de acelgas, mas já não tenho espaço no jardim! :(
Uma sopa nutritiva.
BJs
laranjinha descvulpa a minha falta de visitas, o pouco te,po e a falta de desposiçao teem me mantido mais afastada deste mundo
nunca comi acelgas ams fizeste aqui uam bela sopinha com elas
beijinhos
Que engraçado ...as acelgas, ou celgas como por aqui se chamam são tão diferentes dessas ...
Beijinho
a comadre
Olá Comadre,
pelo que sei há vários tipos de acelgas.
Bjs
Enviar um comentário