sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Esparguete negro com tinta de choco, camarão e manga


Cheguei a casa tarde. Ontem, sai do trabalho e ainda fui ouvir a escritora Inês Pedrosa falar sobre livros, sobre escrita e sobre o seu percurso enquanto jornalista e escritora. Adorei. Valeu cada minuto que a ouvi e ainda estaria mais, se tivesse sido possível. Gosto de ouvir contar as histórias por detrás dos livros, perceber como é que surgem as ideias para os romances, como é que as pessoas escrevem, porque é que escrevem e até o que andam a ler e quais os livros que apreciam. Este mês já tive a sorte de ouvir também o Miguel Real e o valter hugo mãe.

Como não havia tempo para estar na cozinha e nem tinha planeado nada para o jantar, tive que improvisar e fazer um refeição rápida, mas reconfortante, que ajudasse a colocar as energias no sítio. Daquelas, como costumo dizer cá em casa, que merecem ser acompanhadas por um copo de vinho.

Abri o frigorífico e não vi nada de especial a não ser ovos, mas esta semana já os tinha usado para outro jantar improvisado. Entretanto lembrei-me que tinha trazido de Itália um pacote de esparguete negro com tinta de choco a que podia juntar uns camarões (procuro ter sempre miolo de camarão congelado - é uma óptima solução para uma refeição rápida - e uns pedaços de manga. Dito e feito!


Ingredientes:
250g de esparguete negro seco (spaghetti al nero di seppia)
4 dentes de alho picados
azeite
sal e pimenta
250g de miolo de camarão gigante
folhas de manjericão
2 colheres de sopa de queijo grana padano ralado


1. Cozer a massa al dente em água a ferver com sal.

2. Enquanto a massa coze, colocar azeite numa frigideira até tapar o fundo. Levar ao lume com o alho. Deixar frigir um pouco e adicionar o camarão. Temperar com sal e pimenta acabada de moer a gosto. Depois do camarão cozinhado, retirar do lume.

3. Depois da massa cozida, escorrer.

4. Adicionar o queijo ralado à massa e as folhas de manjericão. Por fim, adicionar o camarão com o azeite e o alho. Misturar bem.

5. Servir com a manga cortada em cubos.


Este prato surpreendeu. A massa com o camarão e a manga fica uma delícia. Acompanhámos este prato com um vinho Chianti da zona de San Gimignano.

O Ricardo deu-me uma ajuda na preparação do jantar. A dois, uma refeição rápida ainda se torna mais rápida. Quando estava a começar a descascar os alho, o Ricardo lembrou-me de um vídeo em que é feita uma pequena demonstração em que é possível descascar uma cabeça de alhos em menos de dez segundos. Quando vi o vídeo, achei piada e coloquei em dúvida se seria possível. Agora que ele levantava a questão por que não experimentar? Não custava nada!

Colocámos os alhos dentro de um tacho pequeno. Tapámos e o Ricardo agitou o tacho durante uns segundos. Confesso que estávamos os dois um pouco cépticos. Mas quando abrimos a tampa, os alhos estavam descascados. Limpinhos. Afinal, é mesmo possível descascar os alhos em menos de dez segundos! :)

9 comentários :

Bimboca disse...

Que aspecto deliciosooooooo hmm essa manga onde ja estaria :-D

Anónimo disse...

mmm, eu adoro esparguete de tinta de choco! fiquei com vontade de experimentar a tua receita!
beijinhos
Sogia

Anónimo disse...

Sofia, nao Sogia, queria assinar! ;)

Sofia.Lopez disse...

Olá Laranjinha,
Gostei muito da tua sugestão, este esparguete já está em lista de espera para ser servido no meu prato...já experimentei o que tem sabor picante e outros se seguirão. Linda a apresentação e as fotos!
Em relação ao vídeo, já o tinha visto no blog da Mané, fiquei boquiaberta, pois pensei que havia alguma marosca ou assim...lol também vou fazer assim e ver com os meus olhinhos...que facilidade!! Logo eu que não gosto muito de descascar os alhos...não pelo cheiro mas pelas casquinhas que se colam todas!!
Beijinho e bom fim de semana

Marmita disse...

Fantastico o video dos alhos. Tambem gosteu bastante da simplicidade do teu prato boa escolha para o final de um dia em cheio. Resta desejar te um bom fim de semana. beijos

ameixa seca disse...

Leve e fresco, gosto :)

Gourmet e Gourmand disse...

Uma delícia de comida reconfortante :) Adoro tudo que está no prato. Sou louca por manga :D
Em resumo, delícia pura :)
Essa dica para descascar o alho é muito boa ;)
Um abraço, Queila

Laranjinha disse...

Bimboca,
este receita soube tão bem! Adorámos. Não sobrou nada! :)

Sofia,
experimenta. Fica muito agradável.

Sofia,
a primeira vez que vi o vídeo foi através do Serious Eats e fiquei surpreendida. Mas resulta. Eu usei um tachinho pequeno com tampa e resultou. Nada de casquinhas pegadas aos dedos, que são sempre uma chatice. Limpinhos. Foi só usar.

Marmita,
muito obrigada.

Cozinha Tricolor,
experimenta. Vai resultar, de certeza.
Muito obrigada.

Ameixinha,
uma refeição simples, mas que resultou muito bem. Com este calor, continua a apetecer este tipo de refeições.

Queila,
muito obrigada.

Um beijinho e votos de bom fim-de-semana.

Diogo Marques disse...

É um dos meus pratos preferidos e um dos que faço mais vezes quando tenho algum jantar especial :)

O Teu ficou lindo!