sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Rota das Estrelas na Fortaleza do Guincho


O restaurante do Hotel Fortaleza do Guincho é um local especial, mágico. Com uma localização privilegiada, que nos convida a sonhar. A vista sobre o Atlântico é inspiradora.

A primeira vez que fui ao Fortaleza do Guincho foi no dia da apresentação da carta de Outono de 2012. Mais recentemente, voltei a este restaurante num dos jantares de fecho do evento Rota das Estrelas, no dia 22 de Novembro de 2012. Numa noite especial, com direito a visitar a cozinha e ver ao vivo a azáfama de toda a equipa para que tudo corresse sem falhas.

Os jantares da Rota das Estrelas são sempre feitos a várias mãos e para esta noite foram convidados uma mão cheia de grandes chefs. Estes jantares são únicos. É um privilégio ter a oportunidade de numa mesma refeição apreciar pratos de chefs como Aimé Barroyer, Benoit Sinthon, Guillaume Salvan, Dieter Koschina, Jean-Luc Ortu e do anfitrião do evento, o chef Vincent Farges que é de uma simpatia contagiante e é sem dúvida, um dos meus chefs preferidos.

O jantar começou com um prato do chef Vincent, sapateira com yuzu e legumes marinados com casca de limão, que já tinha tido a oportunidade de provar e citando o crítico gastronómico Miguel Pires, é um prato fora de série. O vinho servido foi Quinta de Santa'Ana Sauvignon Blanc de 2011.


De seguida chegou-nos à mesa um prato do chef Aimé Barroyer, alcatra de coelho e fava rica. Foi a primeira vez que provei um prato do chef Aimé. Correspondeu às minhas expectativas. O vinho escolhido para acompanhar este prato foi Niepoort Rosé.


Benoit Sinthon preparou-nos um prato com uma complexidade de sabores muito interessante, lagostim com refogado de crustáceos e polenta de São Jorge com tinta. O vinho que acompanhou este prato foi o Quinta do Vallado Moscatel Galego de 2011, um vinho perfumado. Atraente.


Guillaume Salvan surpreendeu-nos com paté quente ao vapor e foie gras de pato servidos com um caldo rau ram, muito saboroso, com um toque de especiarias, cogumelos e couve. Foi acompanhado por um vinho Quinta do Pinto Grande Escolha de 2009.


O chef anfitrião do evento preparou uma tranche de cherne - delicioso - servido com cogumelos, alho-francês, presunto e molho do assado. Estava muito bom. O prato foi acompanhado com o vinho Charme Amadeus de 2007.


Pombo com trufa branca e topinambours foi o prato apresentado pelo chef Dieter Koschina para esta noite. Um prato, rico, cheio de sabores. Para acompanhar este prato, foi escolhido um vinho fabuloso, Quinta do Vale Meão de 2010.


Jean-Luc Ortu trouxe-nos um prato de veado, que estava tenro e suculento, com puré de salsifis, frutos e legumes de Outono, onde sobressaia o dióspiro e a pera em vinho tinto. O vinho escolhido foi Herdade do Peso Reserva de 2008.


Terminámos a refeição com duas sobremesas de uma apresentação grandiosa. Uma de chocolate e menta do chef Daniel Marques.


A segunda sobremesa, foi uma delícia da Madeira com manga, papaia e maracujá do chef Yves Michoux. E que delícia! A fruta ajudou a dar um toque de frescura a esta sobremesa de sabores tropicais.


Participar em alguns dos jantares da Rota das Estrelas foi uma das coisas boas que este ano que agora termina me trouxe. Estes jantares, para quem aprecia experiências gastronómicas diferentes e especiais, são momentos únicos e que valem a pena.

E o restaurante da Fortaleza do Guincho fechou com chave de ouro a edição de 2012 da Rota das Estrelas. Parabéns chef Vincent!


Outro olhar sobre este jantar:
- Festa na Fortaleza por Alexandra Prado Coelho.

14 comentários :

Anónimo disse...

oh!!!! quantas delicias !!
mei obrigada por todas as delicias essa vai ser minha sobresa de fim de ano .
beijos pra vc .espero receber novidades no meu e-mail.

uda_56@hotmail.com

Mary - Strawberrycandy disse...

Tudo super apetitoso e delicioso,...
Beijinhos e Feliz Ano Novo 2013,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Paula disse...

Tão bonito!
Está tudo uma obra de arte!
vidademulheraos40.blogspot.com.

manuela teixeira disse...

Uns pratos deliciosos e espectaculares. É difícil escolher entre estas maravilhas. Parabéns pelo privilégio de degustar tamanhas maravilhas.

Bjnhos e um ano de 2013 em pleno, que todos os teus desejos se realizem.

http://saborescomtempo.blogspot.pt/

Luis Eme disse...

Feliz 2013, Isabel.

E porque não um segundo livro?

beijinhos

Tertúlia da Susy disse...

Olá Laranjinha,
Eu estive na Fortaleza do Guincho no dia 24 de novembro, no jantar de encerramento da Rota das Estrelas 2012.
Já estive várias vezes neste local maravilhoso e conseguem sempre surpreender-me.
Gosto muito do chef Vicent Farges mas, sem dúvida o meu preferido é o Dieter Koschina (Vila Joya).
Se quiser ver algum dos pratos do jantar, pode fazê-lo em http://tertuliadasusy.blogspot.pt
Feliz Ano Novo
Kiss :)

Sabor&Arte disse...

Desejo-lhe um excelente 2013!
Bjs.

Laranjinha disse...

Ilda,
muito obrigada.
Votos de um ano de 2013 cheio de momentos felizes.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Susy,
adorei ver a tua ida ao Fortaleza do Guincho. É um restaurante muito especial. Também gosto muito do chef Koschina. Pode ser que 2013 me traga uma visita ao Vila Joya! :)

Um beijinho e bom ano novo!

Laranjinha disse...

Olá Luís,

muito obrigada.
Um segundo livro, ... quem sabe?! ;)

Um beijinho e tudo de bom para 2013.

Laranjinha disse...

Manuela,

muito obrigada.

Votos de um ano de 2013 cheio de momentos felizes.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Paula,

o chef Vincent é fabuloso. O Fortaleza do Guincho é um espaço muito especial. Eu adoro!

Um beijinho e votos de bom ano novo!

Laranjinha disse...

Mary,

muito obrigada.
Bom ano novo!

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Muito obrigada.
Bom ano novo!