terça-feira, 4 de julho de 2017

Doce de alperce com morangos


Todos os anos procuro fazer uma lista de pequenas coisas que gostaria de fazer nos dias de Verão. O bom tempo traz energias positivas e motivação para pensarmos em tarefas ou projectos que gostaríamos de fazer ou de colocar em prática. A ideia é definirmos pequenas coisas que nos ajudem a ser felizes e que não estejam relacionadas com a nossa vida profissional. Este Verão gostava de:

- Fotografar mais vezes os sabores frescos do Verão, principalmente as frutas e os legumes que me chegam da horta. É um privilégio poder acompanhar o crescimento dos alimentos que colocamos na nossa mesa;

- Viver mais a cidade de Lisboa. Ir a exposições. Tomar café numa das esplanadas da Gulbenkian; passear junto ao Tejo;

- Retomar as minhas caminhadas dos 10.000 passos, duas vezes por semana. Quem me quer fazer companhia?

- Voltar à universidade, para umas formações de curta duração;

- Ler 3 romances de Verão, com sabor a férias, daqueles que nos fazem sonhar;

- Beber mais água. É um desafio que me imponho;

- Apanhar amoras e orégãos no campo. É algo que procuro fazer todos os anos no Verão. Este ano espero fazê-lo novamente. São gestos, acções que me levam até à infância;

- Aproveitar a fruta fresca de Verão e fazer doces para irmos saboreando ao longo do ano. Esta é uma forma doce de guardar os sabores do Verão.

Deixo-vos, hoje, um doce que fiz com os alperces do quintal dos meus pais.


Doce de alperce com morangos

Ingredientes:
1 kg de alperces descascados e sem caroço
500 g de morangos
1,100 kg de açúcar amarelo
100 g de mel


1. Cortar a fruta para um tacho.

2. Adicionar os açúcares e o mel. Deixar a macerar, tapado, durante 8 horas. De vez em quando mexer, para ajudar o açúcar a dissolver-se.

3. Levar ao lume. Retirar alguma da espuma que se forma à superfície, com a ajuda de uma escumadeira, assim que começar a ferver.

4. Deixar apurar até obter ponto de estrada.

5. Guardar em frascos esterilizados.

6 comentários :

Anónimo disse...

Na semana passada, quando o meu pomar estava no auge dos alperces, passei por cá, à procura de receitas com este fruta. Encontrei a tarte tatin de alprece. Deliciosa, com um trago àcido característico desta fruta. Pena, agora, já não ter mais alperces para poder fazer esta compota..

Idalina M.J DaSilva disse...

adoro o doce de morangos com alperces/pessegos... nunca experimentei usar mel juntamente com o acucar... deve ser uma delicia. pena nao saber antes que teria usado quando fiz doce de morangos com ginja o mes passado. obrigada. vou experimentar fazer este fim de semana.

Unknown disse...

Gosto imenso dos seus textos! Inspiram-me e transportam-me para esse lado do ecran. Também tenho o hábito de ir apanhar orégãos e amoras. É tão bom, levam-me à minha infância.

Quanto a este doce, como sempre, foi uma daquelas maravilhas que fez de forma cuidada. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Tenho cá uma outra receita de doce de alperce, que fica também muito boa: http://www.cincoquartosdelaranja.com/2008/07/doce-de-alperce.html
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Idalina,
o mel dá um sabor especial aos doces. Gosto muito de usar.
Espero que gostem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Sabores do Ninho,
obrigada pelo carinho das suas palavras. Deixaram-me muito contente.
Um beijinho.