Próximos Eventos
Lisboa 21 de Outubro de 2018
Domingo:
10h00 - 13h00      Vamos fazer Risotto?
 
 
15h00 - 18h00      Receitas Rápidas para o Jantar
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Tiras de laranja cristalizada com chocolate ou orangettes


O chocolate faz parte das festas de Natal. Normalmente, fazemos para a Véspera e Dia de Natal as sobremesas tradicionais da época, mas quando chega a altura de servir o café, escolhemos sempre duas coisas. Uma garrafa de licor - confesso, que quando reunimos a família às vezes colocamos mais do que uma na mesa - e depois, provamos, ora uma ginjinha, ora um licor de pastel de nata, ora um licor de amora, ou um de figo, ou outro que entretanto se tenha adquirido, pois temos fãs de licores na família! Para além do licor, há o chocolate. Normalmente, bombons. Mas uma das coisas que adoro para acompanhar o café e que pode ser feito em casa, de uma forma muito rápida, são as tiras de laranja cristalizada com chocolate, ou como dizem os franceses, orangettes.

A receita que vos trago, hoje, pode ser também uma sugestão para os presentes de Natal feitos em casa. É muito prática, As tiras de laranja cristalizada, encontram-se muito facilmente à venda, nesta altura do ano. Vamos preparar o Natal?


Tiras de laranja cristalizada com chocolate ou orangettes

Ingredientes:
150 g de farripas de casca de laranja cristalizada
1 embalagem (120 g) de cobertura de chocolate pronto a fundir


1. Derreter o chocolate de acordo com as indicações da embalagem.

2. Passar as farripas de casca de laranja uma a uma pelo chocolate, deixando a parte onde se segura a farripa sem chocolate.

3. À medida que se passam pelo chocolate derretido, colocar a secar numa folha de papel vegetal ou tapete de silicone.


Caso queiram, podem derreter e temperar chocolate com uma percentagem de cacau ao vosso gosto, para mergulhar as tiras de laranja. A versão que apresento, é uma receita rápida, para quando queremos ter algo pronto, que surpreenda, e que não nos prenda muito tempo na cozinha.


Ver também:
- Tiras de laranja confitada com chocolate.

9 comentários :

  1. Nunca vi à venda farripas de laranja cristalizada, sabe se existe?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriana,
      nesta altura encontram-se nos supermercados junto das frutas cristalizadas. Já comprei no Pingo Doce, Jumbo e Continente.

      Eliminar
  2. Já fiz com cobertura de chocolate preto e ficaram bem boas! Adriana, ainda recentemente vi no LIDL e qd eu comprei as minhas (há uns dois anos) foi no Continente. Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      nestas altura as tiras de laranja aparecem nos supermercados. É um ingrediente associado ao Natal.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. E mesmo facil fazer a casca de laranja cristalizada em casa, e so levar ao lume num tachinho com um pouco de agua e acucar e deixar reduzir, depois de ficarem moles retiram-se do tacho e deixam-se secar. Ficam muito saborosas e sao quase gratis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lilia,
      pode-se fazer a casca de laranja cristalizada em casa e é uma forma de excelente de rentabilizarmos o que compramos. Esta sugestão é para quando não se tem tempo.
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Olá Isabel,
    Começo por agradecer estas sugestões de presentes tão boas! Vou fazer as trufas de tâmara e côco, e também quero fazer estas orangettes. Hoje fui ao Lidl e encontrei as tiras de laranja à venda. Tenho duas questões para te colocar, e espero que me possa ajudar: se eu fizer as orangettes nos próximos dias, aguentam bem até ao Natal? E o tipo de chocolate que se usa para a cobertura é chocolate de culinária? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,
      usei um chocolate pronto a fundir da Vahiné. Podes ver aqui a embalagem: http://www.vahine.pt/produtos/outras-ajudas/chocolate-pronto-a-fundir
      Um beijinho.

      Eliminar
    2. Muito obrigada! Um beijinho e Feliz Natal!

      Eliminar