quarta-feira, 17 de abril de 2019

O workshop Vamos Fazer Pão e Folares com Activa Vita D, foi assim


Já contamos os dias para a chegada da Páscoa. A par com o Natal, esta é uma das minhas épocas do ano preferidas. Páscoa é sinónimo de família, de almoço de domingo, de amêndoas, de ovos de chocolate e de folares, ricos e deliciosos.

Adoro folares! Sejam doces ou salgados. No passado dia 7 de Abril de 2019, teve lugar, cá em Lisboa, o workshop Vamos Fazer Pão e Folares com Activa Vita D, no Lisbon Cooking Academy.

Nas massas lêvedas, normalmente, usamos levedura fresca ou levedura seca. A Activa Vita D é levedura de padeiro seca, enriquecida com a chamada vitamina do sol, produzida pelo nosso corpo depois da exposição solar. Mesmo vivendo num país com cerca de 300 dias de sol, a verdade, é que não nos expomos à luz solar como deveríamos. Esta levedura não tem sabor e resulta muito bem nas nossas massas, e foi isso mesmo, que comprovámos no nosso workshop.


Preparámos cerca de seis receitas, entre pães doces e folares. Fizemos o tradicional folar com o ovo. Amassámos e cozemos um folar de enchidos, um folar de carnes, um folar de rosas - que fica tão bonito! - um pão doce recheado com doce e fios de ovos, e uma trança de Páscoa.

Tanto pão bom para alegrarmos a nossa mesa de Páscoa. Os folares são também um excelente presente para oferecer nesta quadra festiva.


No final do workshop, degustámos tudo o que foi preparado, entre muitas conversas e gargalhadas. Sabe tão bem partilhar, com os outros, pão feito por nós. É uma satisfação que não se explica.

Um muito obrigada a todos os que participaram neste evento. Um especial agradecimento à Lallemand e à Activa Vita D por nos terem proporcionado esta manhã tão doce.


A todos, votos de uma Páscoa muito doce e com muitos folares na mesa.

2 comentários :

Carla Sousa disse...

Ola Isabel, já reproduzi em casa o folar de rosas, mas dei-lhe outra forma para brincar um pouco com a receita. Muito bom, foi uma manhã muito bem passada, obrigada!

Laranjinha disse...

Olá Carla,
que bom. Esse folar é delicioso e com outra forma também deve resultar muito bem.
Obrigada.
Um grande beijinho.