quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Meal prep, a lista de compras


Pré-preparar as refeições da semana é um método que nos ajuda a comer de uma forma mais equilibrada, a poupar e a rentabilizar a comida que compramos. A mim, permitiu-me incluir mais legumes nas minhas refeições, a ter lanches mais saudáveis e pequenos-almoços mais equilibrados. Ajudou-me a mudar a minha alimentação.


1. Como começar?

A partir da agenda e rotinas da família, decidam o que vão cozinhar. Comecem aos poucos. Não queiram fazer muita coisa. Este é um método flexível, que devem adaptar às vossas necessidades. Sempre que puderem cozinhem em quantidade e congelem. Lembrem-se que o frigorífico é o grande aliado das pré-preparações para as refeições da semana.


2. Como seleccionar as receitas?

Escolham as receitas que a família conhece. Aquelas que vocês sabem que vão correr bem e que todos gostam. Com a prática e para variar depois, aos poucos, começam a fazer os pratos que encontram nas revistas, nos livros ou nos blogues.


3. Lista de compras

Depois de escolherem as receitas ou os ingredientes a cozinhar, façam a lista de compras. Mas antes, verifiquem os ingredientes que têm na despensa, se há algum em fim de validade a que é preciso dar destino. Ver, também, o que têm no frigorífico e no congelador. Por vezes, temos sobras ou produtos congelados suficientes para as nossas pré-preparações.

Rentabilizar o que compramos é um dos objectivos das pré-preparações para as refeições da semana. De semana para semana, a lista de compras pode e deve variar. Não precisamos de comprar sempre as mesmas coisas, nem as mesmas quantidades.

Fazer a lista de compras é essencial. É uma forma de sabermos o que precisamos de comprar e com que finalidade. Evitando assim as compras impulsivas ou a aquisição de ingredientes desnecessários.

As pré-preparações para as refeições da semana ajudam a evitar o desperdício alimentar.

5 receitas para quem quer começar a praticar meal prep:
- Granola de coco;
- Creme de brócolos com canónigos;
- Carne de coelho à bolonhesa;
- Frango estufado com tomate;
- Gelatina de papaia com iogurte.

4 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que excelente sugestão! Óptimas dicas!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Querida Mary,
muito obrigada.
Este método é uma ajuda preciosa para o nosso dia-a-dia.
Um beijinho.

R's Rue disse...

Yum.

Laranjinha disse...

:)