sábado, 14 de junho de 2008

Bolo de Nêspera


Há sensivelmente quinze dias trouxe de Santarém uma caixa de nêsperas, daquelas nêsperas que crescem nos quintais e que não são produzidas com químicos. São mais pequenas que as que se encontram à venda nos supermercados, apresentam uma cor laranja mais intensa e são muito docinhas.

Como comer tanta nêspera? Procurei no Google e encontrei uma proposta de bolo de nêspera que me agradou. Encontrei aqui, no website da Ana Maria Braga. E também encontrei esta tarte que me ficou debaixo de olho.

Acabei por fazer este bolo duas vezes, com apenas dias de intervalo. Duas experiências. Sempre com quantidades diferentes. Como não posso comer tanto bolo, acabei por partilhar com os meus colegas de trabalho.


Ingredientes:
4 ovos inteiros
uma chávena e meia de açúcar
duas chávenas e meia de farinha
1 colher de fermento em pó
50 g de manteiga sem sal derretida
4 colheres de sopa de leite
25 a 30 nêsperas
açúcar para polvilhar
margarina para untar a forma

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2. Numa tigela bater os ovos com o açúcar, ir acrescentando a farinha com o fermento em pó.

3. Adicionar a manteiga e o leite e bater até a mistura ficar homogénea. (Derreti a manteiga no microondas e deixei arrefecer.)

4. Tirar a pele das nêsperas, cortar ao meio e retirar os caroços. Enterrar as frutas no bolo com a parte côncava para baixo.

5. Colocar o preparado numa forma untada com margarina. Polvilhar com açúcar a gosto (4 colheres de sopa cheias) e levar ao forno.



Este bolo fica muito agradável. Mas da próxima vez que fizer irei acrescentar mais manteiga, em vez dos 50g irei usar 100g. Para quem se quiser aventurar a fazer este bolo, aviso que tirar a casca às nêsperas é uma tarefa demorada e se não se usar luvas fica-se com os dedos e as unhas manchadas de castanho. Foi o que me aconteceu. Acabei por lavar as mãos com sumo de limão e desapareceu logo. Valeu o esforço.

8 comentários :

ameixa seca disse...

Isso é muita nêspera :) Nunca provei nada com nêsperas mas, pelo aspecto deve ser muito bom. Bom fim de semana

Laranjinha disse...

Usei mais nêsperas porque elas eram pequenitas! Mas para mim, é um bolo a repetir.
Bjs

Carla disse...

Adoro nêsperas, este bolo deve ficar divinal! À uns anos, quando tínhamos uma nespereira no quintal, a minha mãe aproveitava-as para os bolos. Agora que não temos, compramos apenas para consumo!
Já li que, tal como eu, também gosta da série Men in Trees! Não sei se sabe mas ontem começou na RTP2 uma nova temporada. Aguardo os próximos episódios!

bjs, bom fim-de-semana

Luis Eme disse...

e esta?

Anónimo disse...

Este bolo é divino!

AndreaDomingas disse...

Adorei! Não encontro Nêsperas aqui, mas talvez possa substituir por ameixas francesas...
Bjs

Unknown disse...

Olá boa noite, experimentei a sua receita mas fiz uma alteração pois não tinha nesperas que chegassem e queria dar cabo das que aqui tinha!! juntei maçã e ficou muito boa. Publiquei a receita no meu blogue com seu link importasse?
Atenciosamente Andrea Vicente
Continuação de boa semana

Anónimo disse...

aqui em casa tem uma árvore de nêsperas .. è uma delícia essa frutinha, e não enjooa .. esse bolo deve ficar ótimo , vou amostrar a receita pra minha mãe! rsrs!