terça-feira, 24 de junho de 2008

Lasanha de salmão com espinafres e cogumelos


Ontem para o jantar resolvi fazer uma lasanha. Tinha no frigorífico uma embalagem de massa fresca que tinha que ser consumida por causa da validade. No entanto, quando resolvi fazer lasanha pensei que teria que fugir às natas e ao molho branco. Teria que optar por um molho de tomate. Ai as calorias, as calorias!

Ingredientes:
400 g de lombos de salmão
1 embalagem de massa de lasanha fresca
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
6 colheres de sopa de azeite
4 tomates grandes e madurinhos (usei tomates congelados)
1 dl de água
1 dl de vinho branco
400 g de espinafres (usei congelados)
1 embalagem de cogumelos laminados (340 g)
pimenta preta acabada de moer
sal
queijo mozzarela ralado


Num tacho coloquei a cebola, o alho e o azeite. Levei ao lume e deixei refogar um pouco até a cebola quebrar. De seguida, adicionei os tomates sem pele e cortados aos pedaçinhos, 1 dl de água, 1 dl de vinho branco e deixei ferver um pouco. Os tomates que usei têm muito poucas sementes, se não for esse o caso, aconselho a tirar as sementes. Eu não gosto de encontrar no prato as sementes.

Com a ajuda da varinha mágica triturei o preparado anterior. Entretanto, coloquei os espinafres congelados num recipiente e deitei-lhes água a ferver. Escorri-os e reservei.

No preparado de tomate adicionei os cogumelos e deixei cozinhar dois a três minutos. De seguida adicionei os espinafres e o salmão cortado em cubinhos. Temperei com sal e pimenta. Deixei cozinhar uns minutos.

De seguida, untei com um pouco de margarina um tabuleiro de ir ao forno. Coloquei um pouco de molho de tomate que retirei do preparado anterior e uma folha de lasanha. Fui colocando alternadamente lasanha com o preparado de salmão e legumes, às vezes até escorrendo um pouco o molho para não ser demais. Terminei com uma folha de lasanha e queijo mozzarella ralado.


A lasanha ficou muito saborosa e saudável. Sem grandes excessos de gordura.


P.S. Da próxima vez corto o salmão em pedaçinhos mais pequenos. Achei que ficaram pedaços muito grandes e até tive alguma dificuldade em colocar as folhas de lasanha.

6 comentários :

Anónimo disse...

Já tinha comido Lasanha de Bacalhau, mas de salmão não. Ficou com muito bom aspecto, mas é como dizes o Salmão ligeiramente picado deve ficar melhor, ainda por cima está a chegar a hora de almoço e eu já tenho fome.

Marizé disse...

Gosto muito da combinação massa / salmão / espinafres, essa lasanha só pode ter ficado apetitosa e leve.

Bj

risonha disse...

mas quem é que consegue pensar em calorias com umas fotos apetitosas dessas?
ficou fantástica.

Anónimo disse...

Há muito tempo que ando com vontade de fazer uma lasanha de salmão, acho que vou experimentar esta, que me parece deliciosa. BJS

anna disse...

Estou completamente conquistada por esta belissima lasanha...
As fotos estão demais!
Beijo.

ameixa seca disse...

Que bom! Ficou com óptimo aspecto. Fica um prato bom e saudável ;)