quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Lombo de porco no tacho

Ingredientes:
1 kg de lombo de porco
colorau, pimenta e 2 folhas de louro
3 dentes de alho picados
vinho branco
1 cebola picada
10 colheres de sopa de azeite
sal

Temperar o lombo com sal, pimenta, colorau, alhos e as folhas de louro. Colocar recipente e adicionar vinho branco até tapar a carne. Reservar por umas horas ou deixar temperado de um dia para o outro.

Colocar num tacho 10 colheres de sopa de azeite e levar ao lume. Quando o azeite estiver quente colocar o lombo e deixar cozinhar um pouco com o tacho tapado. Ter atenção para não deixar queimar, é conveniente ir voltando o lombo. Depois de o lombo ter "fritado" de ambos os lados no azeite, juntar um pouco de molho e a cebola picada. Tapar e deixar cozinhar. O molho vai sendo colocado aos poucos até o lombo estar cozinhado.

Este prato requer que se vigie a cozedura constantemente, pois temos que ir voltando o lombo e ir acrescentando o molho da carne. Mas no fim, vale a pena.

Para acompanhar umas batatinhas fritas ficam muito bem, mas se não for caso disso, acompanhar com arroz branco e salada mista.

12 comentários :

Eli disse...

Está lindo esse lombo, e pelo que vi na foto não fica seco, gostei da cor dourada que ficou.

Elvira disse...

Até já fiquei com fome ! :-)

Anónimo disse...

Uma maneira diferente de fazer Lombo de Porco! Parece muito apetitoso!

avental disse...

Ainda é cedo para comer, mas fiquei com os olhos neste lombo. Às vezes faço um semelhante, sem a cebola e o azeite, o que torna este seu bem melhor, logo assim à vista desarmada. Na cozinha, a rotina devia ser proibida, ao menos para quem a faz por gosto: sempre usei banha, apesar de boa e de feita geralmente em casa. Por exemplo, lembro-me de uma vez que fritei umas costeletas de porco em manteiga e que ficaram uma delícia. Nunca mais me lembrei dessa excepção :(

Laranjinha disse...

Na cozinha também temos manias/hábitos. E, eu cozinho sempre com azeite. Este lombo fica com um molho mais grossinho devido à cebola picada.

Mónica disse...

parece mais suculento do que preparado no forno

mais uma receitinha para experimentar ;-)

Paula disse...

Está com execelente aspecto!

Anónimo disse...

Realmente no fim vale a pena, é mesmo muito bom!

Na minha opinião, ainda é melhor que o Lombo de Porco Assado no Forno!

Ju disse...

Experimentei hoje e estava muito bom, delicioso obrigada

Unknown disse...

vou fazer este fim de semana, espero que fique assim com este aspecto, obrigada

Laranjinha disse...

Maria,
espero que goste.
Um beijinho.

@lurdes.spferreira@gmail disse...

Passei por aqui gostei do que li e principalmente do aspecto deste lombo de porco. Como tenho aqui um para fazer vou experimentar esta receita. Obrigada por partilhar os seus saberes😊.