sábado, 17 de maio de 2008

Espargos grelhados com presunto

Quando estive em Nova Iorque, no Verão passado, depois dos meus passeios pela cidade costumava parar numa livraria da Barnes & Nobles para tomar um café e andar a espreitar os livros. Diga-se que fiquei impressionada com a secção dedicada à culinária. Não há, que eu conheça, obviamente, livrarias cá em Portugal com secções com aquelas dimensões. Prateleiras e prateleiras dedicadas a esta temática. Uma perdição.

Numa dessas visitas consultei vários livros de culinária e registei, no meu bloco de notas, uma receita de espargos grelhados com presunto. A receita pareceu-me simples, rápida e muito apetitosa.

Em primeiro lugar, lavar e limpar os espargos das partes duras. Enxugar os espargos para tirar grande parte da humidade. De seguida, enrolar uma fatia de presunto em cada espargo. Pincelar com azeite e grelhar durante 4 minutos. Eu levei ao microondas na opção grill 4 minutos, mas achei que não tinham ficado no ponto e levei durante mais 3 minutos. O que ficou muito melhor. Os espargos ficam suculentos e contrastam com o presunto.


Para mim, houve apenas um senão. Achei o presunto muito salgado. Da próxima vez, tenho que escolher um menos salgado.

Nas minhas notas, imperdoavelmente, esqueci-me de tirar a referência bibliográfica.

10 comentários :

Isabel (pipoka) disse...

Adorei a sugestão, pois também ando numa "fase" espargos.

bjs

claudia disse...

Gostei da sugestão, eu gosto muito d epresunto e com espargos parece-me uma combinação agradável!

ameixa seca disse...

Nunca comi espargos mas gosto bastante de presunto. Fica um prato lindo!

bio_geo_esds@ disse...

Já usei presunto e fica muito salgado, mas fica melhor se for bacon. Costumo fazer com espargos de frasco cobertos com meia sardinha de lata, sem espinha e tudo enrolado em bacon. Vai ao forno salpicado com azeite, fica muito bom. Um dia vou publicar.

Vegana da Serra disse...

Ai laranjinha, que bom aspecto. tenho de experimentar um dia destes!

anna disse...

Eu sou daquelas que embirra mesmo com os espargos... No entanto, tenho de dizer que estes, embrulhadinhos em presunto, estão com óptimo aspecto, até apetecem!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Em Trás-os-Montes é usual grelhar-se presunto nas brasas, mesmo quando cortado muito fino ele fica sempre salgado, creio que é o calor que realça o sal, a opção pode passar por grelhar os espargos e enrolar posteriormente em presunto fumado (que não é igual ao presunto usual), ou então a opção do bacon como já foi referido pelo Pão e Cª.

Luis Eme disse...

és um espanto, Laranjinha...

Anónimo disse...

Passando para informar que este blog foi indexado no Deghust Blogs, um blog indexador para blogs gastronomicos.
http://deghustblogs.blogspot.com/

Anónimo disse...

Pois.... o micro ondas tem essa particularidade de "puxar" o sal, mas adorei e fiquei cheia de vontade de experimentar... que tal se deixarmos as fatias de presunto de molho durante algum tempo?