quinta-feira, 29 de maio de 2008

Portalegre e Seia à mesa numa quinta-feira ...

Na passada quinta-feira foi feriado. Como eu e o Ricardo não conseguimos ir às compras durante a semana, aproveitámos a quinta-feira a meio da manhã. No supermercado o Ricardo encontrou um chouriço de cebola de Seia que lhe chamou a atenção e colocou no carrinho. Entretanto, convenceu-me a fazermos um petisco de enchidos grelhados para o almoço. Para acompanhar levaríamos um vinho verde. Aceitei. Para o nosso petisco/almoço escolhi uma morcela de assar de Portalegre.


Quando chegámos a casa, o Ricardo assou os enchidos com álcool. Levámos para a mesa os enchidos cortados às rodelas. Acompanhámos este petisco com pão de centeio.


No final, como já era calculado, não conseguimos comer os dois enchidos. Muita quantidade para apenas duas pessoas. É o que se chama "ter mais olhos que barriga".


O chouriço de cebola é muito perfumado. Tanto o chouriço como a morcela são óptimos. Experiência a repetir, mas lá para daqui a uns meses.

8 comentários :

Mónica Pinto disse...

Os nossos enchidos, de tâo bons que são, têm o mesmo efeito em mim. Quando os vejo, não consigo resistir. Beijinhos

Luís Pontes disse...

As Ceboleiras são um monumento um pouco repartido por todo o Norte. Costumo comê-las assadas no "Preto" de Pitões das Júnias, de Inverno, quando sei que posso ficar para o dia seguinte, que uma ceboleira, além de maravilhosa também é uma provação digestiva, como decerto verificou. :-)

Lpontes

Migas disse...

Que engraçado. Já vi um tipo de enchido com cebola, por aqui. Importado de Portugal, claro. Aliás, é na loja onde eu costumo comprar a carne e onde se consegue encontrar produtos um pouco mais diferentes. Mas caríssimo, é claro. Eu confesso que fiquei a olhar para esse chouriço com cebola mas, como nunca tinha ouvido falar, não o trouxe. Este post, acabou de me dar ideia para o próximo fim-de-semana. Mas em vez de assar com álcool, será mesmo no carvão! Ai, ai... agora só vou pensar nisso! :o)

Migas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
risonha disse...

podiam ter-me convidado que eu tinha ajudado a comer os enchidos...

ameixa seca disse...

Não conhecia o chouriço de cebola. Tenho que experimentar. De vez em quando estes petiscos sabem tão bem ;)

Luis Eme disse...

um "veneno" delicioso...

Anónimo disse...

"Chouriço de Cebola" - Tenho que experimentar!