domingo, 4 de maio de 2008

Viver o Dia da Mãe ...

Hoje comemora-se o Dia da Mãe. Como não pude estar com a minha mãe, vivi este dia com a minha sogra e restante família. O convívio começou à volta da mesa.

Ontem, a minha cunhada Cristina sugeriu que deveríamos mimar a mãe de uma forma especial. O almoço e a sobremesa estariam por nossa conta. Sugeriu também que deveria ser na sua casa, pois, para além de ter várias compras que nos gostaria de mostrar, esta seria a primeira vez que juntava, num almoço, a família na sua casa nova. Dito e feito. Fiquei responsável pela salada e pela sobremesa.


Quando chegámos a mesa já estava posta. E tinhamos para petiscar queijo cream cheese de ervas finas, cream cheese simples e gressinos.

O almoço começou com queijo fresco cortado em rodelas, polvilhado de óregãos e azeite. De seguida foi servido o prato principal: salmão grelhado com esparguete, cogumelos e nozes.

Para este prato, foram grelhadas quatro postas grandes de salmão. Depois de grelhado, retirou-se as peles e as espinhas e, os lombos foram cortados em pedaços.

O salmão foi envolvido em massa esparguete, cozida em água, sal e um fio de azeite, e cogumelos salteados, numa frigideira anti-aderente com um pouquinho de azeite. Por fim, foram adicionadas nozes picadas muito grosseiramente.

Para acompanhar este prato levei duas saladas. Uma mais usual com mistura de alfaces, rúcula, tomate cereja e sementes de girassol. Temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico. E uma outra de beterraba. Cortei três beterrabas aos cubos para uma taça. Envolvi com nozes e salsa picada. Temperei com a seguinte mistura: sumo de meio limão, meia colher de sopa de açúcar, um pouco de canela, sal, 2 colheres de sopa de azeite e pimenta preta moída na altura.


E as sobremesas?

Para sobremesa tivemos Baba de Camelo, feita pelo meu cunhado Hugo e, eu levei uma torta de cenoura e um bolo pudim. Escusado será dizer, que entre o bolo e a torta, a torta fez imenso sucesso, tanto pela apresentação como pelo sabor.


Depois de todo este repasto, tivemos direito a um cafézinho, ou como por cá também se diz, a uma bica.



Depois do almoço seguiu-se um passeio até ao Miradouro da Graça.

Sentimos que conseguimos proporcionar um dia especial para todos. Afinal, que melhor presente se pode dar do que juntar a família.

P.S. A salada de beterraba foi feita a partir da receita, Salada marroquina de beterraba, canela e salsa, publicada na revista Blue Cooking - Prática e Saudável nº 2.

10 comentários :

Carolina Andrade disse...

Que delícia de Dia das mães...Tudo divino, mesa, comidas, passeio!! Espero que você seja sempre feliz assim!! Grande beijo!! Adorei a baba de camelo...

Cininha disse...

Que linda mesa e que coisas tão apetitosas para um dia tão especial!!!
;-) bjs

Isabel (pipoka) disse...

Parabéns a todos os cozinheiros, que uniram esforços para homenagear a mãe/sogra!

As fotos estão fantásticas.

bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Isabel, suas fotos sempre lindas!
Que belo almoco. Me sinto super feliz pois agora tenho uma minuscula familiaridade com as coisinhas dai. Uma das irmas do meu cunhado preparou essa sobremesa chamada baba de camelo numa noite. Eu nao provei, pois todo mundo comentou que estava muito doce. Mas adorei o nome, que achei super criativo!

um beijo pra voce!

Migas disse...

As fotos estão realmente fantásticas! :o)

A torta está um pecado, com uma cor de fazer babar! Ovos caseiros? :o)

A toalha de mesa, ficou-me na retina...tão primaveril! :o)

Beijos

Beatriz Belliard disse...

vejo que passou um otimo dia das maes, estava tudo muito lindo e gostoso com certeza ! bj

Nysa disse...

parece-me que foi tudo mesmo lindo!!! gostei da comida e ficou tudo maravilhoso! parabéns :-)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

qual a receita da baba de camelo? tem o aspecto das que vendem em restaurantes mas nao sei faze-la ficar assim :)

Laranjinha disse...

Olá,
a receita desta Baba de Camelo é:

- Bater uma lata de leite condensado cozido com 6 gemas de ovo.

- Bater as claras em castelo com uma pitada de sal para que fiquem bem firmes.

- Envolver cuidadosamente com uma colher as claras batidas na mistura de leite condensado e gemas.

- Levar ao frigorífico umas horas antes de servir.

Espero que goste.

Votos de um ano de 2012 cheio de boas receitas.