segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como fazer uma maionese?


Mais uma semana que começa. Uma das coisas que me ajuda a ser feliz, como várias vezes, já escrevi, é ter os dias preenchidos com actividades que me dão muito gosto fazer ou participar. Na semana que passou tive a possibilidade de participar no jantar, promovido pela Câmara Municipal de Bragança, no restaurante da chef Justa Nobre, para promover o Festival do Butelo e das Casulas de Bragança, que me deixou muito boas memórias.

Há tanta coisa para descobrir na nossa gastronomia. Eu comi pela primeira vez butelo e casulas, num almoço feliz, em casa da Fátima Moura, que publicou em 2013 um livro dedicado aos enchidos e presuntos portugueses. O ano passado tive também a possibilidade de o provar pela mão da chef Justa e de o tentar reproduzir cá em casa.

Este ano a chef Justa Nobre serviu várias entradinhas, degustadas em convívio, desde batatas recheadas com queijo terrincho, alheira e pão torrado com salpicão. Já na mesa, começámos este jantar de sabores transmontanos com azedo servido com grelos cozidos, que adoro. De seguida, o famoso butelo com as casulas. O butelo é um enchido feito com ossos e as casulas, é feijão seco com a casca, que depois de demolhado é cozido. Podem consultar aqui a receita. Este foi um dos jantares mais animados e divertidos que tive nos últimos tempos, sem sombra de dúvida.


A semana que passou foi marcada por receitas rápidas e muito práticas. Há alturas em que parece que os dias têm muito menos de vinte e quatro horas, que há duendes que aceleram os relógios e, divertidos, deixam os humanos sempre com mais coisas por fazer do que tempo para as concretizar.

Para algumas receitas que fiz, um dos ingredientes que usei foi maionese caseira, feita e consumida na hora, é tão boa. Já experimentaram?

Maionese com mostarda

Ingredientes:
1 gema de ovo
1 colher de chá de mostarda Dijon
2 dl de óleo
Sal e pimenta-preta q.b.
Sumo de 1/2 limão


1. Com uma vara de arames misturar a gema com a mostarda, o sal e a pimenta.

2. Sem parar de mexer, adicionar o óleo em fio.

3. Por fim, adicionar o sumo de limão e mexer. Se necessário rectificar os temperos.


Um dos truques para que a maionese resulte é usar todos os ingredientes à temperatura ambiente. A maionese também se pode fazer usando a varinha mágica. Colocar a varinha bem assente no copo, e sem mexer, triturar a mistura até a maionese começar a montar. Desta maneira, há quem utilize o ovo inteiro. Atenção, como leva ovo cru, a maionese deve ser consumida no momento.

13 comentários :

Bombom disse...

A tua Maionese fez-me lembrar a da minha Mãe e da minha Avó! Só não levava óleo, mas sim AZEITE virgem. Simplesmente divinal! Para mim, não há outra melhor: feita numa tigela e batida com uma colher de pau pequenina.
Belos passeios e magníficos acepipes da Cozinha Portuguesa, são uma óptima maneira de passar bem o Tempo! O resto vai-se fazendo depois (he,he). Bjs. Bombom

Unknown disse...

Eu costumo fazer com a farinha e usar o ovo inteiro, mas hei-de experimentar desta forma também!

Masterchef cá de casa disse...

Experimente com óleo de amendoim. Fica mais leve e mais saborosa.

Laranjinha disse...

Querida Bombom,
com azeite, deve ficar muito boa.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Mycozy,
com a varinha, cheguei a fazer, mas em vez da mostarda, usava um dente de alho pequeno ou meio.
Assim, à mão, faz-se num instante e nunca me falhou.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá,
esta que fiz, por acaso foi com óleo de girassol, mas também costumo usar de amendoim.
Obrigada.
Um beijinho.

Unknown disse...

Nunca experimentei, mas como até parece bem fácil... vou experimentar de certeza absoluta ;)

Isabel disse...

Olá laranjinha. Fiz a maionese pela primeira vez seguindo a sua receita e ficou muito saborosa. Usei-a no bacalhau à zé do pipo e ficou divinal. Obrigada pelos seus conselhos e por me ajudar a ser uma melhor cozinheira. Uma boa semana.

Laranjinha disse...

Tânia,
aconselho a experimentar. Fica tão boa.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Isabel,
fico muito contente que tenha corrido bem e que tenham gostado.
Obrigada pelas suas palavras.
Um beijinho grande.

Diana disse...

Preferia fazer com azeite. Utilizo a mesma quantidade de azeite que de óleo?

Laranjinha disse...

Diana,
sim, pode substituir o óleo por azeite, usando a mesma quantidade.
Espero que goste.

Paula Costa disse...

Eu faço com metade azeite, metade oleo, e espeto um alho descascado na ponta do garfo para fazer o fundo da tigela. Dessa forma tambem dou um aroma a maionese,