segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Uma tentação n'O Chocolate em Lisboa


Sou daquelas pessoas que adora chocolate. Não resisto a uma fatia de bolo ou até a uma mousse intensa, espessa, de chocolate. Que bom que é colocar um quadrado de chocolate na boca, empurrá-lo para o céu da boca e deixá-lo derreter lentamente. Gosto de chocolate de leite e chocolate negro até 70% de cacau. Com mais, já acho muito amargo para o meu gosto. Mas para conhecer os diferentes tipos de chocolate nada melhor do que feiras e eventos. E de 6 a 9 de Fevereiro de 2014, no Campo Pequeno em Lisboa, decorreu a iniciativa O Chocolate em Lisboa.

Visitei o certame no passado domingo. A minha ida prendeu-se com o convite do Cacau Clube de Portugal para realizar um showcooking. Escolher o que cozinhar revelou-se fácil. Nada melhor do que preparar num evento dedicado ao chocolate, uma receita com este ingrediente. A escolha recaiu no bolo tentação de chocolate, um bolo húmido, que fica quase como uma mousse espessa, em que o sabor do chocolate sobressai de forma gulosa.

Depois da preparação, o público teve a oportunidade de provar. E nada melhor para quem cozinha, do que receber muitos sorrisos de satisfação de quem prova, ou quando nos pedem a receita para a seguir irem reproduzir em casa.


Obrigada a todos os que estiveram presentes. Este carinho é muito gratificante. Um especial agradecimento à Rita, à Catarina e ao João, alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa que me deram uma ajuda preciosa durante a minha apresentação.

5 comentários :

Chef de Algibeira disse...

Também estive na feira na sexta feira... loucura total.. :) só me apetecia comer uma coisa de cada banca... e aquela banquinha das canecas com morangos e chocolate quente...hummmmm.
Este bolinho deve ser muitoooo bom.. cá para mim não só só que viram o showcooking que o vão fazer.. :)

beijinhos e boa semana

Mafalda
http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Mafalda,
eu adoro chocolate e foi tão difícil, como dizes, resistir à tentação de provar de tudo! Adorei os bombons do Francisco Siopa. Tão bons.
Um beijinho.

Paulo Gomes disse...

Dá mesmo vontade :)

Suzana disse...

Isabel,

Nunca um bolo ostentou nome mais adequado!! Não tive oportunidade de ir mas imagino as perdições. Gosto muito do chocolate Callebaut e ando muito curiosa com os chocolates do Francisco Siopa. Para a próxima não me escapam. ;)

Beijos*

Bombom disse...

O Chocolate é mesmo uma Tentação! O nome do evento não podia ter sido mais bem escolhido.
Imagino o sucesso que o teu bolo fez na plateia dos gulosos!
O chocolate Callebaut é muito bom e até mais doce do que o Valrhona que para mim também é dos melhores para quem quer obter bons resultados com as suas receitas. É pena que a Callebaut não venda em pequenas quantidades, acessíveis a "cozinheiras caseiras" como nós (eu). Quando eu precisei e os contactei, depois de fazer o Curso de Bombons, só vendiam em embalagens de 20 kg.
Já a Valrhona, vende em tabletes de 250g, sendo mais acessível, mas só o encontro na Loja Gourmet do El Corte Inglês.
Bjs. Bombom