quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Granola com cacau e mel


Os pequenos-almoços são momentos muito importantes nos nossos dias. Desde que me lembro que nunca saio de casa sem comer. Mesmo que esteja atrasada, é uma regra que não abdico. Há sempre qualquer coisa no frigorífico pronta a ser transportada e consumida em poucas dentadas.

Para o dia-a-dia, procuro ter sempre iogurtes líquidos, muito fáceis de transportar, queijinhos embalados individualmente, fruta, nomeadamente maçãs. Seja para um pequeno-almoço em menos de cinco minutos ou para um lanche, estas são opções muito práticas, que podem procurar ter sempre à mão.

Para além do pão, leite e café, uma das coisas que gosto de comer ao pequeno-almoço, para ir variando, é granola com iogurte e fruta. Adoro a textura crocante da granola. A última que fiz foi com cacau.

Granola com cacau e mel

Ingredientes:
400 g de flocos de aveia
130 g de amêndoa com a pele
50 g de sementes de abóbora
50 g de sementes de girassol
150 g de mel
70 g de açúcar amarelo
1,5 dl de óleo de grainha de uva
30 ml de extracto de baunilha
25 g de cacau em pó
1 pitada de sal


1. Colocar num tabuleiro os flocos de aveia e as sementes.

2. Levar ao lume num tacho o mel, o açúcar, o óleo, a pitada de sal, o extracto de baunilha e o cacau em pó. Mexer. Assim que o açúcar se tenha dissolvido, retirar do lume.

3. Regar a mistura de flocos e sementes com o preparado anterior. Mexer muito bem. Compor de modo a que fique uma camada uniforme.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 25 minutos. Mexer a mistura muito bem e deixar no forno mais 25 minutos.

5. Retirar do forno e deixar arrefecer. Guardar numa caixa bem fechada.


O sabor do cacau fica suave. Quem gostar de um sabor a chocolate mais acentuado, pode, assim que a granola arrefecer juntar pepitas de chocolate negro. Fica uma verdadeira tentação!


Outras receitas de granola:
- Granola com bagas goji;
- Granola com fruta e vinho do Porto no meu livro Delicioso Piquenique, para um lanche a meio da tarde.

14 comentários :

Senta-te e Prova disse...

Não parece muito complicado e tem um aspecto apetitoso. Tenho de experimentar. Uma dúvida: coloca os flocos e sementes directamente no tabuleiro ou em papel vegetal de forno? Obrigada!

Laia disse...

Tem muito bom aspeto! Gostaria de experimentar mas tenho uma dúvida... Onde posso encontrar o óleo de grainha de uva? (nunca ouvi falar). Se não conseguir, qual posso utilizar?

Obrigada!

Laranjinha disse...

Senta-te e Prova,
eu neste caso não coloquei papel vegetal. Mas pode forrar o tabuleiro com papel vegetal, para evitar que agarre ao fundo do tabuleiro. Aqui será melhor, fazer a mistura num recipiente à parte, é mais fácil mexer sem ter a folha de papel vegetal.
Espero que goste.

Laranjinha disse...

Laia,

pode usar outro tipo de óleo. No entanto, encontra o óleo de grainha de uva nos hipermercados, na zona dos produtos naturais ou então em lojas que vendem também produtos naturais.
Um beijinho.

Bombom disse...

Gostei muito desta receita de Granola com cacau que achei invulgar. Fiquei curiosa com o óleo de Grainha de Uva, mas já vi onde se compra. Obrigada, mais uma vez. Bjs. Bombom

Telita disse...

Uau! Granola com cacau. Tenho que experimentar.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

Laranjinha disse...

Olá Bombom,
pode fazer a granola com outra variedade óleo.
Esta granola come-se até sem nada, assim à colherada! ;)

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ana,
experimenta. Vais gostar!

Um beijinho.

Helena Pereira disse...

Olá Isabel
Só há pouco tempo comecei a preocupar-me com o pequeno almoço, pois geralmente não tenho muito apetite de manhã. Mas a granola passou a ser uma das minhas opções, embora compre no supermercado. E tenho muita vontade de experimentar fazer pois não parece ser difícil! Esta receita será um bom começo!
Um beijinho
Helena
Cooking

Ruth Miranda disse...

Granola não, nem muesli nem cereais de tipo algum ao pequeno almoço, não consigo sob risco de voltar tudo cá para fora. Só mesmo o pão e o leite eheheheh. PIor está o meu marido que só mesmo leite, mai' nada.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Olá Helena,

experimenta. Vais ver que é muito fácil e prático fazer granola.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Miranda,

de manhã não come nada?

cris disse...

Esta receita virou hábito cá em casa! Somos cinco e é só ver o pote a abrir e o pior é que fica vazio num instante!!!! Já faço duas doses de cada vez...

Laranjinha disse...

Cris,

fico muito contente. :) Esta granola fica muito boa! Adoro.
Obrigada.
Um beijinho.