Esta semana, felizmente, tem sido especial. Tive a possibilidade de visitar a Quinta das Gaeiras, junto a Óbidos, uma quinta com uns jardins inspiradores e um palacete do século XVII que respira histórias de outros tempos. Por curiosidade, a fachada, pintada de amarelo, da casa aparece na novela da TV, Sol de Inverno. O motivo da visita foi a prova de dois vinhos, o Casa das Gaeiras reserva vinhas velhas branco de 2013 e o tinto de 2012. Vinhos produzidos com a casta Vital. Uma casta que exige condições climatérias especiais, nem anos muito secos, nem chuvosos - neste caso a película do bago não aguenta a excessiva hidratação e rebenta - para produzir com qualidade. A proximidade do mar e o micro-clima da região, ajudam a produzir um vinho com características especiais.
Fui conhecer o renovado restaurante O Funil, cá em Lisboa. Um restaurante que re-abriu no passado mês de Agosto com uma nova gerência e que aposta em pratos da cozinha portuguesa. Nesta visita destaco o delicioso bolo de chocolate da autoria de Francisco Siopa.
Nos dias 17 e 18 deste mês decorreu a final do Schweppes Challenge 2014. Assisti à apresentação dos cinco finalistas do concurso que decorreu no restaurante do chef Cordeiro. O vencedor deste ano foi o barmen Paulo Gomes. É curioso ver a paixão dos jovens participantes pela sua profissão. Uma das coisas que destaco das apresentações que vi, para além da criatividade, foi o uso de alguns produtos, das regiões de onde os participantes são oriundos, nos seus cocktails, como por exemplo, a laranja algarvia. Acredito que este tipo de desafios é uma forma de promover e dignificar, neste caso a profissão de profissional de bar. É bom que se aposte em mais iniciativas deste género alargadas também a outras áreas.
Na minha cozinha este ano tem sido de doces e compotas. Penso que deve ter sido o ano em que mais doces fiz até agora. Fazer doces é uma forma de guardar as coisas boas que o Verão nos oferece dentro de um frasco. Em Agosto e agora no início de Setembro, fiz doce de ameixas brancas com vinho da Madeira, doce de ameixas vermelhas, doce de meloa, e hoje trago-vos o doce de figos de Pingo de Mel com vinho do Porto. Um dos momentos do dia em que adoro comer doces com pão, queijo ou manteiga, é logo pela manhã ao pequeno-almoço. Sabe tão bem começar o dia assim!
Doce de figo com vinho do Porto
Ingredientes:
2 kg de figos Pingo de Mel maduros
1 kg de açúcar amarelo
Casca de 1 limão
1 pau de canela
1,5 dl de vinho do Porto ruby
1 pitada de sal
1. Retirar os pés aos figos e cortá-los em pedaços para uma panela.
2. Adicionar aos figos os restantes ingredientes e levar ao lume.
3. Depois de os figos cozidos, retira o pau de canela e a casca de limão, triturar o preparado com a ajuda de uma varinha mágica.
4. Deixar apurar até obter ponto de estrada.
5. Guardar em frascos ainda quente.
Outros doces com figo:
- Compota de figos Pingo de Mel com especiarias;
- Doce de melão e figo.
15 comentários :
Fiz este doce pela primeira vez (sem adicionar o sal) no domingo passado.... Ficou uma delíciaaaaa! =D
Não gosto de doce de figo, mas sou adepta do pequeno almoço com pão e doce. Ou com pão e manteiga. Ou pão e queijo. Bom, sou adepta do pão, pronto.
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Adoro figos e esse doce deve ser divino.
Maravilhoso!
sentateeprova.blogspot.pt
Pollykc,
os figos combinam tão bem com o vinho do Porto.
Um beijinho.
Miranda,
eu também sou fã de pão. Fresco com doce, sabe mesmo bem.
Um beijinho.
CV,
cá em casa adoramos doce de figo.
Obrigada.
Que bela forma de começar o dia!
Bjs
Deve ser delicioso ;)
Um beijinho querida,
Carmen
Também coloquei vinho do Porto quando fiz o doce o ano passado! Ficou delicioso!
Que maravilha! Também adoro figos, só é pena que este ano se vejam poucos...
Fátima,
sabe tão bem! :)
Um beijinho.
Olá Carmen,
todos os anos procuro aproveitar da melhor forma os figos. Este ano voltei a fazer doce. Cá em casa adoramos.
Um beijinho.
Avental,
também adoro usar o vinho do Porto nos doces. Até tenho uma receita de marmelada com vinho do Porto!
Deliciosa Paparoca,
este ano, curiosamente, não vi muitos figos à venda. Estes vieram do quintal dos meus pais, para minha sorte.
Um beijinho.
Marie,
muito obrigada pela visita.
Espero que volte.
Um beijinh
Enviar um comentário