quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Chips de batata-doce com açúcar e canela


Janeiro tem sido um mês de filmes. Ora com idas ao cinema, ora simulando sessões aos domingos à tarde cá em casa. Para uma das sessões de cinema cá em casa preparei para o Ricardo e para mim, uma taça de batata-doce frita com açúcar e canela. Parece-vos estranho? Foi essa a reacção que tive quando numa das muitas conversas com a minha amiga Isabel Neto sobre comida, ela me falou desta combinação. Curiosa e sempre a procurar combinações improváveis não resisti a experimentar cá em casa.



Chips de batata-doce com açúcar e canela

Ingredientes:
1 batata-doce grande de Aljezur
Óleo para fritar q.b.
Açúcar e canela q.b.


1. Cortar com a casca a batata-doce em fatias finas com uma mandolina.

2. Colocar óleo numa frigideira, levar ao lume.

3. Quando o óleo estiver quente, fritar as rodelas de batata-doce. À medida que se fritam, colocar a escorrer em papel absorvente.

4. Colocar as batatas fritas numa taça, polvilhar com açúcar e canela. Mexer e servir.

É curioso como o sabor da batata-doce se transforma com o açúcar e canela. Que guloseima boa! Viciante! Escusado será dizer que a taça de batatas-fritas não durou o tempo do filme!

14 comentários :

Sunflower disse...

Fiquei muito curiosa, terei de experimentar!

Laranjinha disse...

Sunflower,
experimenta, penso que vais adorar.

Um beijinho.

Fio a Pavio disse...

Estas batatas têm o sabor da minha infancia feliz. Quando eu, menina da cidade, ia para o monte dos meus avós no alentejo e a minha avó me fazia este manjar. AMEI!

Prata da casa disse...

Que receita tão diferente e original. Adoro batat doce,mas assim nunca tinha comido. Fiquei curiosa ( na minha casa costumávamos comer inhame frito e depois passado por açúcar e era uma delícia!)
Bjn
Márcia

Unknown disse...

Vou experimentar.

Anónimo disse...

Adoro... por acaso vi há dias no FB uma receita identica mas ía ao forno polvilhada com sal o oregãos. Que lhe parece? Fiquei com vontade de fazer.
Susana

Helena Pereira disse...

Sem dúvida diferente!
Um beijinho
Helena
Cooking

Bombom disse...

Cá em casa gostamos muito de batata doce frita (ships) a acompanhar pratos de carne. com açúcar e canela é uma sobremesa ou uma gulodice, como queiras (he,he), muito económica e deliciosa. Ia sugerir-te como aperitivo os ships de batata doce frita com sal fino e tomilho, mas já alguém se lembrou disso primeiro que eu...
Também tenho uma receita de ships no forno, mas quando fiz ficaram muito moles. Não sei se há algum truque para ficarem rijas e sequinhas. Gostei da sugestão! Bjs.

Marmita disse...

Acho que já sabes a historia que tenho com a Manuela e umas batatas dessas, mas de facto não tinham canela e acredito que case lindamente, adorei! Beijos quando apareces por aqui para o nosso almocinho no Zafran? beijo

Cátia disse...

Uma receita tão simples e original, deve ser óptimo! Adoro coisas estaladiças e esta opção parece super deliciosa!

Unknown disse...

Excelente ideia!

Daniel disse...

Que ideia curiosa e tentadora!

Blogue: http://deaprendizachef.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Que boa receita! Tentei fazer em óleo e notei que algumas batatas ficaram moles. Podem ajudar-me em relação ao tempo de fritura? Obrigada:)

Laranjinha disse...

Olá,
também fritei em óleo. Cortou a batata com a mandolina?