quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Bolo de chocolate com frutas cristalizadas e nozes


O mês de Janeiro já vai a meio. Como o tempo passa! Janeiro é para mim, um mês especial, pois gosto de pensar e avaliar o que tenho feito e gosto de pensar em coisas para fazer ao longo do ano. É em Janeiro que faço as minhas listas, que escolho a cor do caderno para escrever as receitas - nos últimos anos tem oscilado entre vermelho e preto, e claro, não consigo começar um novo ano sem ter uma agenda, apesar de cada vez mais me render às agendas electrónicas.

Em relação aos meus objectivos e coisas que gostaria de fazer em 2015, aqui fica a minha pequena lista.

1. Leituras:
- Gostava de voltar aos clássicos. Há muito que quero ler Ana Karennina de Lev Tolstoi e a Montanha Mágica de Thomas Mann. 2015 tem que ser o ano em que os vou ler!

- Em termos gastronómicos para este ano escolhi: 6000 anos de pão de Heinrich Eduard Jacob, A greedy man in a hungy world de Jay Rayner e Blood, Bones and Butter de Gabrielle Hamilton.

2. Receitas e experiências na cozinha:
- Este ano volto a colocar, nos meus objectivos, fazer queijo fresco em casa. É um desejo movido por afectos. Guardo na memória as mãos da minha avó a moldarem o queijo, essa é uma memória muito feliz e por isso, espero conseguir concretizar este objectivo em 2015.

- Quero fazer algumas experiências com massas frescas. Desde que estive em Itália que a minha paixão pelas massas frescas aumentou. Gostava de fazer massa com tinta de choco, sumo de beterraba. Adoro ver e experimentar massas coloridas.

- Adoro fazer pão em casa e este ano quero fazer mais. O ano passado fiz apenas um pão de centeio com quinoa vermelha e pão de batata com sementes de papoila. Espero que 2015 seja um ano de fazer mais pão em casa.

- Gostava de explorar receitas e ingredientes de outras cozinhas. Confesso que ando entusiasmada com a cozinha de alguns países da América do Sul.

3. Desejos:
- Tenho saudades de fazer uma grande viagem. Andar duas a três semanas de um lado para o outro. A conhecer locais, a visitar mercados, restaurantes, a falar com pessoas de outras paragens. Viajar é uma forma de aprender.

Em 2015 espero continuar a olhar para a vida de forma positiva. A acreditar que é possível fazer muitas coisas, principalmente o que gostamos. Espero contar com o apoio dos que me estão mais próximos e espero poder continuar a dar e a partilhar com todos os que me visitam, muitas coisas boas. E por falar em coisas boas, hoje deixo-vos um delicioso bolo de chocolate.


Bolo de chocolate com frutas cristalizadas e nozes

Ingredientes:
175 g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
185 g de açúcar amarelo
200 g de farinha com fermento
4 ovos
125 g de chocolate em pó
200 g de frutas cristalizadas maceradas em vinho do Porto e Brandy
70g de nozes pecan
50 ml de vinho do Porto ruby
Uma pitada de sal fino


1. Bater a manteiga com o açúcar.

2. Adicionar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.

3. Juntar o chocolate, o sal, as frutas cristalizadas cortadas e escorridas, as nozes picadas, a farinha e o vinho do Porto. Mexer.

4. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, numa forma de bolo inglês untada com margarina e polvilhada com farinha, durante 50 minutos. Antes de retirar do forno verificar a cozedura com um palito.


Para este bolo usei frutas que sobraram do bolo-rei. Estiveram a macerar no frigorífico durante uma semana.

No próximo dia 31 de Janeiro, sábado, vou realizar dois workshops em Lisboa. De manhã, dedicado a Entradas e Petiscos e à tarde, Doces de Chocolate.
As inscrições já estão abertas: formacao@acpp.pt   21 362 2705   ACPP

15 comentários :

Anónimo disse...

Óptimo aspecto! Mas uma pergunta parva da minha parte: não leva farinha?

Obrigado! :)

Laranjinha disse...

Olá,

obrigada. Sim, leva farinha. Já coloquei!

Cátia disse...

Esta receita é maravilhosa! A minha mãe quando está assim este tempo chuvoso costuma fazer um bolo de chocolate na forma do bolo inglês e fica com um aspecto muito parecido... este fim-de-semana vou ter que lhe dar esta receita porque acho que basta juntar as frutas cristalizadas, as nozes e o vinho do Porto para a receita ser igual ;) e isso basta para dar este toque especial a um bolo tão simples :)
Beijinhos Isabel :)

Paula Moita disse...

Adoro bolo de chocolate e este vai para a lista experimentar! Espero que consiga fazer a sua lista de desejos.
Um bom ano
Um beijinho

Alexandrina disse...

Em vez das frutas cristalizadas ficará bem frutos secos e nesse caso também se usa o processo de maceração? obrigada!

cozinha100segredos disse...

Nas visitas que fiz no Natal comi um bolo de chocolate com frutas cristalizadas que era uma verdadeira porcaria para não dizer outra coisa!... Acho que vou sugerir esta receita!

Laranjinha disse...

Cátia,

espero que gostem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Paula,

obrigada.
Espero que goste deste bolo.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Susana,
fica tão bom!

Laranjinha disse...

Sofia,

se usar figos secos, ameixas, tâmaras ou alperces secos, pode deixar a macerar. Agora, nozes, avelãs, etc..., é usar assim mesmo.

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,

este, cá em casa adorámos e partilhei-o com amigos, que adoraram.
Espero que goste desta versão.

Tiago disse...

Boa, obrigado! :D

BricoPoupar disse...

Esta receita é óptima para gastar os restos dos frutos secos do Natal. Obrigado e bom fim de semana.

Laranjinha disse...

BricoPoupar,

é verdade. Eu neste caso dei destino a uma frutas cristalizadas, que acho sempre mais difícil de gastar.

BricoPoupar disse...

É mesmo uma excelente ideia e por sinal bem deliciosa ;)