quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

As minhas 10 receitas preferidas de 2014


Quando se cozinha todos os dias, passado um ano, termos que escolher as receitas que mais gostámos, não é uma tarefa fácil. E torna-se ainda mais difícil quando de todas as que fizemos, temos que selecccionar apenas 10. Nenhuma escolha é pacífica, há sempre receitas que gostámos de fazer, que acabam por ficar fora desta lista. Mas mesmo assim, decidi partilhar convosco as minhas receitas preferidas de 2014. E são elas:

- Aba da costela no tacho: Adorei fazer esta receita. O resultado foi um almoço de fim-de-semana que nos agradou muito. E claro, foi uma forma de usar o meu tacho novo!

- Batata-doce assada com salada de coentros: Gosto imenso de batata-doce e a simplicidade desta receita ganhou em sabor. A batata-doce assada com a harissa ficou de comer e não sobrar nada. Foi uma das receitas que me surpreendeu.

- Bolo coroa de Natal: O resultado final desta receita agradou-me imenso. Fiquei mesmo muito contente por ter feito esta coroa. E soube ainda melhor quando a partilhei com amigos e que me responderam com um sorriso de satisfação, quando lhes perguntei se gostavam.

- Cataplana de amêijoas: Há receitas que se fazem num instante e que resultam na perfeição. Esta receita de amêijoas marcou o ano de 2014. Uma das coisas que o Ricardo e eu gostamos muitas vezes ao fim-de-semana é preparar um petisco que serve de refeição e que podemos acompanhar com uma garrafa de vinho. Estas amêijoas souberam muito bem, num dia de Verão.

- Chips de banana-pão: Nem imaginam o meu ar de surpresa quando provei pela primeira vez estes chips. Adorei. São verdadeiramente viciantes e tão simples de fazer. Cozinhar banana-pão assim foi uma boa descoberta em 2014.

- Curd de morango: Já tinha feito curd de limão, mas de morango foi a primeira vez. Tinha intenção de fazer uns queques com este curd, mas acabou saboreado assim mesmo ao natural com iogurte ou em tostas.

- Doce de ameixa branco com vinho da Madeira: Para mim, dos vários doces e compotas que fiz o ano passado, este foi sem dúvida o melhor. Delicioso. Intenso. Muito guloso.

- Folar de maçã: Foi a minha estreia nos folares de rosas. Achei que ficou tão bonito e saboroso, que marcou sem dúvida o ano que passou.

- Hambúrguer de salmão em bolo de caco com maionese de wasabi: Foi a primeira vez que fiz hambúrguer de salmão e adorei o sabor do peixe com a maionese de wasabi. A repetir, sem dúvida.

- Marmelos no forno com mel e especiarias: Os marmelos marcam a minha cozinha no Outono. Adoro, principalmente assados no forno. Esta foi uma receita que fez as delícias este ano cá por casa.

E vocês, qual a vossa receita preferida de 2014?

4 comentários :

Ruth Miranda disse...

Adorei a tua receita de marmelos, até porque não os costumo assar e foi uma novidade bem saborosa para mim!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Paula Moita disse...

Ótimas receitas! Qualquer uma delas seria apreciada pela minha família!
um beijinho

Su Delícia disse...

Que belas receitas!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

cozinha100segredos disse...

Foi uma excelente seleção. Agora dizer qual a minha receita preferida é que se torna complicado! Gosto de tudo! E até hoje não sei especificar quais os meus pratos favoritos. Só sei que gosto muito de língua de vaca estufada (pode parecer estranho mas é verdade!) e adoro cheesecake de qualquer maneira! Bom ano!