segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O workshop Vamos Fazer Pão? de Setembro, no Porto, foi assim


Farinha, sal, água e fermento e a magia de fazer pão começa a tomar forma. Todos podemos fazer pão em casa. Podemos fazer pão usando diferentes métodos, e é isso que explico nos meus workshops. Podemos amassar na máquina de fazer pão ou usando uma batedeira, mas nos workshops Vamos Fazer Pão?, toda a gente coloca as mãos na massa! Amassamos. O contacto com a massa é fundamental para percebermos as diferentes consistências. Deixamos a levedar. Conversamos. Enrolamos os nossos pães. Rimos muito. Tiram-se dúvidas. Partilham-se conhecimentos. E só depois, é que as nossas massas vão para forno. É aqui que parte da magia ganha forma através de uma crosta estaladiça e de um miolo cheio de olhinhos. Fazer pão é simplesmente maravilhoso!


Em Setembro, voltei ao Porto para mais um workshop, onde numa tarde bem divertida, fizemos diferentes tipos de pão. Numas massas, usámos pré-fermentos ou massas-mãe, como o poolish e a biga, noutros, usámos legumes assados, noutros ainda, juntámos figos e nozes. Fizemos pão de trigo, pães tigre e uns deliciosos rolos de canela que são sempre um verdadeiro sucesso. No final, juntámo-nos à volta da mesa e degustámos tudo o que foi confeccionado. É possível fazermos bom pão em casa!


No próximo sábado, 28 de Outubro de 2017, iremos ter mais dois workshops Vamos Fazer Pão? no Porto. Quem me faz companhia? Ainda há vagas para o horário das 10h00 às 13h30.

Inscrições e mais informações:
work@sott.pt   WORK espaço criativo
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

2 comentários :

Maria disse...

E fotos de Lisboa.....?

Laranjinha disse...

Maria,
quando tiver uma data para Lisboa, depois publico a fotoreportagem! ;)