quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Lombos de bacalhau confitados com espinafres e puré de grão


O Natal está a chegar. Preparam-se os presentes, com embrulhos bonitos e fitas coloridas. Decora-se a árvore de Natal, faz-se o presépio. Esta é para mim uma das épocas mais bonitas do ano. É tempo de juntar a família à volta da mesa. É tempo de partilhar e de agradecer tudo o que de bom nos tem trazido a vida. Mais importante do que dar e receber presentes, ou lembranças, é o modo como conseguimos construir memórias junto daqueles que nos são mais queridos, a nossa família e os amigos.

Segundo a tradição, o bacalhau faz parte da noite de Consoada. Só cozido, nem sempre agrada a todos, mas quando é confitado, ou seja, cozinhado numa gordura, neste caso o azeite, fica tão bom! Para a mesa de Natal deste ano, deixo-vos esta deliciosa sugestão que preparei para a rubrica da Pescanova.



Lombos de bacalhau confitados com puré de grão e espinafres

Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de bacalhau do Atlântico Pescanova
2 hastes de tomilho
1 haste de alecrim
2 rodelas de limão
1 folha de louro
1 colher de sopa de pimentas em grão (preta, branca e da Jamaica)
700 ml de azeite
8 dentes de alho
100 g de tomate cereja ou mini chucha
400 g de grão-de-bico cozido
60 ml de leite
1 raminho de salsa (ou de coentros)
100 g de folhas de espinafres
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar os lombos de bacalhau numa travessa de forno, com a pele virada para cima. Juntar 3 dentes de alho com a camisa esmagados, o tomilho, o alecrim, o limão, o louro, as pimentas e o azeite até cobrir os lombos de bacalhau. Usei aproximadamente 600 ml. Dispor o tomate num recipiente de forno e regar com um fio de azeite.

2. Levar o bacalhau ao forno pré-aquecido a 100ºC durante 30 minutos.

3. Colocar o tomate no forno ao mesmo tempo que o bacalhau. Depois de retirar o bacalhau, aumentar a temperatura para os 180ºC e deixar o tomate assar mais 10 minutos.

4. Levar um tacho ao lume com 2 dentes de alho picados e 65 ml de azeite. Deixar frigir um pouco o alho e adicionar o grão-de-bico e o leite. Temperar com sal e pimenta. Deixar ferver um pouco. Retirar do lume.

5. Juntar o ramo de coentros ou de salsa picada. Triturar com a varinha mágica. Reservar o puré.

6. Levar uma frigideira ao lume com 30 ml de azeite e 2 dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco e adicionar os espinafres. Saltear. Temperar com uma pitada de sal.

7. Servir os lombos de bacalhau, com o puré de grão, os espinafres e o tomate assado. Regar com um pouco de azeite do bacalhau.

A quantidade de azeite para confitar o bacalhau poderá variar dependendo do tamanho do recipiente usado.

1 comentário :

Cocktail de Receitas disse...

Parece-me uma ótima ideia, acho que vou experimentar brevemente...
:-)