quarta-feira, 27 de abril de 2022

Favas guisadas com entrecosto à portuguesa

Um dos ingredientes que adoro usar nesta altura do ano, são as favas. Favas guisadas, favas com arroz, favas em saladas, em sopas, em dips, favas desta ou daquela maneira são, sempre, tão bem-vindas, cá em casa. As favas combinam bem com carnes e até com bacalhau.

Uma das receitas que faço mais vezes, quando chega a época das favas, é guisadas, só com enchidos, ou com enchidos e entrecosto. Um prato que me permite viajar e recuar no tempo até à minha infância. Um prato que me ajuda a matar as saudades de quando tínhamos favas no quintal e nos reuníamos todos à volta da mesa. A comida tem a força de criar laços, de construir memórias.

Favas guisadas com entrecosto à portuguesa

Ingredientes para 4 pessoas:
850 g de entrecosto
½ chouriço de carne
½ chouriço de sangue
1 cebola
3 dentes de alho
Piripiri q.b.
1 folha de louro
200 ml de vinho branco
50 ml de azeite
1 colher de sopa de pimentão doce
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 ramo de coentros
Folha de alho q.b.
1,250 kg de favas descascadas
500 ml de água quente
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Temperar o entrecosto com os dentes de alho picados, a folha de louro, sal, pimenta, pimentão doce e uma pitada de piripiri. Regar com o vinho branco. Mexer e deixar a marinar durante cerca de 20 a 30 minutos.

2. Levar uma panela ao lume com o azeite. Assim que estiver quente, adicionar a carne escorrida. Deixar cozinhar um pouco.

3. Acrescentar a polpa de tomate, a cebola picada, a marinada e a água. Tapar a panela e deixar cozinhar durante cerca de 35 minutos.

4. Acrescentar os enchidos cortados às rodelas, o ramo de coentros atado e as folhas de alho. Deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos.

5. Adicionar as favas e se necessário mais um pouco de água quente, apenas o suficiente para as cobrir. Deixar cozinhar durante cerca de 15 a 20 minutos ou até as favas estarem cozidas.

Ao servir, podem polvilhar com coentros picados.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

Adoro favas guisadas. As aqui "oferecidas" têm um aspeto delicioso e encantador
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.