Preocupo-me, cada vez mais, com a minha alimentação. Comer comida verdadeira, é um dos conselhos que Michael Pollan nos dá, em alguns dos seus livros. Conselho que, intuitivamente, já sabemos, mas com as ofertas práticas que chegam aos supermercados, acabamos por não adaptar. Confesso que, quando vou ao supermercado, reparo nos carrinhos de compras que estão na fila, à minha frente. E a maioria das vezes, vejo que as compras têm muitos produtos processados. Todos sabemos que são mais baratos. Práticos. E por norma, agradam mais facilmente aos comensais. Por outro lado, de uma maneira geral, cozinha-se menos. A grande maioria das pessoas das gerações mais novas, não sabe cozinhar. Na minha opinião, a escola deveria ter um papel activo em termos de educação alimentar.
O papel da família é fundamental na transmissão de valores e hábitos. Cresci numa família que sempre valorizou o que se coloca na mesa. E uma das coisas que sempre fez parte das nossas refeições, foi a sopa. Comecem as refeição com um prato de sopa. Falem, à mesa, sobre o que é a vossa comida e sobre como foi preparada. Explicar a preparação, a origem dos legumes, é algo positivo.
A sopa, para além de ser uma excelente maneira de ingerirmos mais água e mais legumes, é uma prática de quem procura fazer uma dieta equilibrada. E depois, podemos fazer uma sopa diferente, todos os dias, mesmo que tenhamos a mesma base. Para as sopas, aproveitem os ingredientes da estação. Um dos melhores locais para ver e perceber o que é da época, são os mercados.
Cultivadas no Outono, colhem-se na Primavera. Em Maio é tempo de favas. Aproveitem-nas. Surpreendam a família e façam uma sopa.
Creme de favas com alho-francês
Ingredientes para 6 pessoas:
500 g de favas (descascadas)
400 g de alho-francês sem rama
1 cebola
1,2 L caldo de legumes (ou água)
45 ml de azeite
Sal q.b.
1. Pelar as favas.
2. Colocar as favas peladas, o alho-francês e a cebola cortados aos pedaços numa panela. Regar com água e temperar com sal.
3. Levar a panela ao lume. Assim que os legumes estiverem cozidos, triturar.
4. Adicionar o azeite e se necessário rectificar os temperos. Servir.
13 comentários :
Na passada semana tb fiz uma sopa q levava alho-francês e favas :) Não gostava qd era mais nova, mas agora depois de adulta aprendi a gostar de favas :) Bjinhos.
Olá Anjo-de-Mel,
semprei gostei de favas. Nesta altura, até as servimos como acompanhamento.
Em sopa, também ficam tão bem.
Um beijinho.
Adoro sopa de favas, mas retirava o alho francês... cai-me mal.
Beijinhos
Sandra C
bluestrass.blogspot.com
Sandra,
as receitas são pontos de partida. Devemos adaptar sempre ao nosso gosto.
Um beijinho.
A minha sopa fica castanha... será porque não as descasco??
Né,
sim. O creme com as favas peladas, para mim, fica melhor. As que usei eram do meu quintal e não eram uniformes, havia umas mais feitas do que outras.
Por aqui tb se usam as favas noutros pratos, por exemplo, arroz de favas ;) Bjinhos.
Laranjinha, fazemos aqui na Terceira favas de molho d'unha, uma entrada muito apreciada nas touradas á corda, conhece? Se quiser mando a receita.
Ana,
adoro os Açores. Ainda me faltam visitar 3 ilhas!
Quando estive na Terceira e no Faial, provei. Mas não tenho a receita. ;) Se puder enviar, eu agradeço!
Um beijinho.
Ola Isabel,
Que maravilhoso aspecto, gosto muito de favas, e salada de favas, é uma maravilha. Aprendi com o Chef Avillez, tenho o livro "petiscar com estilo" onde está receita. Abraço
Favas escoadas com molho d'unha(d'unha porque servimo-nos com um palito e de quando em vez a unha molha-se…)
Ingredientes para 4-6 pessoas
- 1 kg de favas descascadas
- 1 raminho de hortelã
- sal grosso
Molho
- 1 cebola picada finamente
- 1 ramo de salsa
- 50 ml de azeite
- 1 pitada de açafrão
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (sobremesa) de massa de malagueta**
- 3 dentes de alho picados finamente
- sal
** na falta desta, 1 malagueta fresca picada
Preparação
Levar as favas a cozer juntamente com o raminho de hortelã em bastante água a ferver temperada de sal por aproximadamente 30-40 minutos, dependendo do tamanho das favas. Escorrer muito bem. Remover a hortelã.
Numa tigela grande, misturar a cebola picada com a salsa previamente picada, o azeite, o açafrão, o vinagre, a massa de malagueta, os alhos picados e sal à gosto.
Adicionar as favas cozidas e envolver muito bem. Cobrir com filme transparente e deixar tomar gosto no frigorífico de um dia para o outro.
Ana Cristina,
muito obrigada.
Um grande beijinho.
Mifá,
obrigada.
Salada de favas também é tão bom.
Um beijinho.
Enviar um comentário