sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Salada de grão de bico com beringela grelhada

Nestes últimos dias tenho andado numa azáfama. Nesta altura do ano há sempre um pico de trabalho na minha profissão e, para complicar mais a situação, ainda não comprei os presentes para oferecer a toda a família.


Na cozinha tenho procurado fazer coisas rápidas e simples. Na terça-feira fiz esta salada de grão com beringela grelhada. Inspirei-me na receita de Beringela marroquina & Salada de Grão da revista Good Food de Setembro de 2006, mas foi mesmo isso, inspiração, pois quando dei por mim já estava a acrescentar ingredientes e a fazer um molho para temperar a salada diferente do que é apresentado na revista. Confesso que não sou muito fã de beringelas, mas como o Ricardo adora, tento de vez em quando confeccionar pratos com este legume.


Coloquei 500 g de grão cozido numa saladeira. Piquei uma cebola roxa e juntei ao grão. Entretanto grelhei uma embalagem de cogumelos laminados e juntei aos ingredientes anteriores.

Lavei e cortei em rodelas duas beringelas. Temperei com sal e pimenta. Pincelei com azeite e levei a grelhar. Quando virei as rodelas de beringela voltei a pincelar com azeite.

Depois da beringela grelhada, cortei as fatias ao meio e adicionei à salada. Juntei também queijo feta cortado em cubos. Polvilhei a salada com um raminho de coentros picados.

Servi esta salada com o seguinte molho: azeite, vinagre balsâmico, molho de soja, uma pitada de cominhos e de pimenta cayenna. Mexi bem.

Apesar de não ser uma grande fã de beringela gostei bastante da beringela grelhada.

9 comentários :

risonha disse...

eu sou uma fã assumida de beringela... adorei esta salada.

Margarida disse...

Tem óptimo aspecto!!! vou experimentar.

ameixa seca disse...

Eu pertenço ao clube de fãs da beringela :) E de queijo também... e o feta é dos meus favoritos ;)

claudia disse...

Beringela ainda só provei mesmo recheada, por isso nem sei bem bem qual o verdadeiro gosto da mesma. Grelhada parece-me uma boa hipótese até para acompanhamento!

Anónimo disse...

Eu "gostava muito de gostar" de beringela, porque sei que faz muito bem ao colesterol, mas como nunca fui habituada a este legume, faz-me impressão pelo facto de a sua consistência ser mole, depois de cozinhada.Depois de ver esta sua receita, fiquei com vontade de experimentar...talvez me atreva em breve! Bjs. Bombom

virtual chef disse...

Feliz Natal! ... E que a alegria das festas e as boas receitas se repitam todos os dias do Ano Novo.
Beijo.
Virtual Chef

Nysa disse...

soa muito bem e parece muito bem... ;-)

Anónimo disse...

Adoro beringela e então grelhada...

Deve ser muito bom!

Unknown disse...

eu adoreeeee esta salada muito nutritiva, mesmo com prato principal..
com queijo,mexilhao,frango "up to you" :)