quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Salada de choquinhos grelhados com arroz e agrião


O Natal está quase a chegar e por cá já se começou a pensar nos presentes para oferecer à família e amigos. Nos últimos anos tenho oferecido cabazes com produtos feitos em casa, desde compotas, azeites aromatizados, bolachas e bolinhos. Este ano, vou realizar um workshop no Porto dedicado a presentes de Natal e algumas das ideias colocadas em prática irão integrar os presentes deste ano.

Não sei se vos acontece, mas às vezes temos pessoas para quem é difícil encontrar uma prenda. Hoje deixo-vos algumas sugestões, a pensar nessas situações. Para quem gosta de comida ou de cozinhar, a assinatura da revista Comer pode ser uma boa opção. Ou então, um voucher para um workshop no espaço WORK IT, no Porto. Defendendo a prata da casa, podem oferecer exemplares autografados dos meus livros Delicioso Piquenique e Cozinha para Dias Felizes. Basta fazer a encomenda através do eMail: livros@cincoquartosdelaranja.com. Um cabaz com produtos portugueses para um piquenique, pode ser também uma solução.

Uma das coisas que não me pode faltar antes de começar um novo ano é uma agenda. Já conhecem a Agenda da Boa Vida do Lifecooler? Adorei a ideia das semanas temáticas e as indicações de actividades e festas em todo o país. Esta agenda pode ser também um bom presente.

E enquanto vamos fazendo os preparativos para o Natal, hoje deixo-vos uma saborosa salada que desenvolvi para a revista Comer de Julho/Agosto de 2014.


Salada de choquinhos grelhados com arroz e agrião

Ingredientes para 4 pessoas:
600 g de chocos pequenos limpos
170 g de arroz integral
70 g de folhas de agrião baby
85 g de rabanetes
285 g de tomate cereja
1 colher de chá de alho em pó
0,5 dl de azeite
15 ml de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer o arroz em água e sal. Depois de cozido, escorrer e deixar arrefecer.

2. Temperar os choquinhos com sal, pimenta e alho em pó.

3. Levar uma grelha ao lume e assim que estiver quente colocar os choquinhos. Depois de grelhados, deixar arrefecer um pouco.

4. Colocar numa taça o arroz, os choquinhos grelhados, o tomate cereja cortado, os rabanetes fatiados e o agrião.

5. Temperar a salada com sal, azeite e vinagre. Mexer e servir.


Relembro que vou estar no Porto nos dias 22 e 23 de Novembro para três workshops. No dia 29 de Novembro, terão lugar os meus primeiros workshops em Lisboa. Um de manhã dedicado a entradas e aperitivos e outro, à tarde, onde iremos preparar doces de Natal. Conto com a vossa participação!

6 comentários :

Clarinha disse...

Essa saladinha ficou com um aspecto delicioso.

Beijinho,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/preparar-o-natal-6-crinkles-de-chocolate.html

Diogo Marques disse...

Leve e deliciosa :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Waldete ferreira disse...

E tem agriao ai em Portugal? Moro na Italia e aqui nao existe, pensava que ai tambem nao tivesse por ser na europa. Mas, vamos ao que interessa! Gostei muito da combinaçao da sua salada, da ate para comer como prato unico por ser completo o seu valor nutricional. Quando for para o Brasil vou fazer uma igual, adoro agriao e frutos do mar. Tchau e ate a proxima. Waldete da Italia.

Laranjinha disse...

Clara,
adoro esta salada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Diogo,

é mesmo. :)
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Waldete,
não sabia que não havia agrião em Itália! Aqui em Portugal é muito comum e usamos em saladas, sopas e até em bolos. Espero que goste da salada.