As férias estão a chegar e ando a procurar cozinhar o que tenho cá em casa. Não faz sentido deixar durante quase um mês o congelador e o frigorífico cheios de comida. Quando regresso de férias gosto de ir às compras, trazer produtos frescos, renovar stocks.
As minhas férias são principalmente no mês de Agosto. Encaro-as como um momento de passagem, de um ciclo que termina e um outro que vai começar quando voltar ao trabalho. Conhecem-se novas pessoas, iniciam-se e/ou renovam-se projectos. Entra-se novamente no ritmo.
Esta receita foi a eleita para cozinhar um pedaços de pá de porco que tinha no congelador. Ficou muito agradável. O molho e os acompanhamentos são indispensáveis.

Ingredientes:
1, 2 kg de pá de porco sem osso
2 a 3 cebolas picadas
5 dentes de alho laminado
2 dl de vinho branco
azeite
sal
salsa picada
1. Fazer num tabuleiro de forno uma cama de cebola e alho. Colocar a carne em cima. Temperar com sal. Regar com o vinho branco e azeite. Levar ao forno a assar.
2. Quando a carne estiver assada, cortar em fatias. Triturar o molho do assado.

Esta pá de porco foi acompanhada com batata assada no forno com pimenta vermelha e molho de banana. Ao servir salpicar o prato com um pouco de salsa picada.
As batatas foram cozinhadas de uma forma muito simples. O que lhe acabou por dar graça foi a pimenta vermelha. Colocar num tabuleiro batatas descascadas. Temperar com sal e pimenta vermelha desfeita . Levar ao forno a assar.
Embora não apareça na fotografia, esta carne foi acompanhada por um molho de banana agri-doce. Num tacho fundir 4 bananas descascadas e cortadas em pedaços com 4 colheres de sopa de açúcar mascavado. Deixar caramelizar um pouco. De seguida, adicionar sumo de um limão e um pouco de água. Quando a banana estiver desfeita adicionar malaguetas, pimenta da Jamaica, cravinho e temperar com uma pitadinha de sal.
P.S. Receita do folheto de promoção do Pingo Doce de 14 a 20 de Março de 2001.
As batatas foram cozinhadas de uma forma muito simples. O que lhe acabou por dar graça foi a pimenta vermelha. Colocar num tabuleiro batatas descascadas. Temperar com sal e pimenta vermelha desfeita . Levar ao forno a assar.

P.S. Receita do folheto de promoção do Pingo Doce de 14 a 20 de Março de 2001.
9 comentários :
Que bom aspecto tem esse prato! O molho deve dar-lhe, realmente, um toque diferente e especial!Deve fazer toda a diferença!
Beijinhos.
Estou a adorar esta tua onda mais picante, vou-te "roubar" a receita da banana agridoce, que, a meu ver, merecia um post exclusivo.
bjs
Fiquei tão fixada no "chutney" de banana que me esqueci de dizer que também gostei bastante da receita da carne... Vai-me servir, pois também ando numa de "limpeza" do congelador, precisamente pelas mesmas razões que tu.
bjs
Estou a ver que tenho de mudar de ideias sobre a pá de porco... mas como é que a desossaste? Foi no talho? É que é mesmo por causa do osso e da dificuldade em cortá-la depois de pronta que normalmente não a trago comigo para casa...
Beijinhos.
Anna,
eu costumo pedir para desossar no talho. Normalmente, trago uma pá de porco dividida em dois pedaços.
São combinações que acho perfeitas - carne de porco/frutas/agri doce.
O molho com bananas é tudo de bom, já anotei.
Bjs!
Que prato delicioso.
Muito original o molho de banana
Beijinho
Sem desprimor para a pá de porco... mas as batatas e o molho de bananas... uiii deve ser um espectáculo ;)
Fiquei "vidrada" nesse molho de banana, UAU!
Beijo e bom fim de semana
Enviar um comentário