sábado, 17 de janeiro de 2009

Salada de fusilli com cogumelos, grão e queijo feta

Quando a sexta-feira chega, já só penso no fim-de-semana e, quando penso em fim-de-semana, associo logo a descanso.

Descansar para mim não é só ficar no sofá na ronha ou dormir até mais tarde, é poder sair da rotina da semana e fazer algumas coisas de que gosto. Posso dedicar mais tempo à leitura, escolher algum filme que me agrade para a tarde de sábado, gosto de sentir que tenho tempo para as coisas e dedicar-me à cozinha.

Ontem, apesar de estar a entrar em fim-de-semana, quando cheguei a casa e comecei a pensar no que confeccionar para o jantar, não me senti com vontade para fazer nada muito elaborado e que envolvesse muita dedicação. Queria algo simples e rápido.

Abri o congelador, espreitei a despensa, consultei os dossiers de receitas dos folhetos do Pingo Doce, folheei umas duas revistas e não encontrei nenhuma receita que me agradasse, e que juntasse rapidez e simplicidade. No entanto, na revista Cooking Light de Setembro de 2008 (special edition: Kitchen Secrets), uma das que consultei, vi uma salada que me deixou curiosa. Tinha massa, grão e queijo feta. Decidi não seguir a receita, mas inspirei-me na mistura destes três ingredientes.


Numa frigideira coloquei três colheres de sopa de azeite e três dentes de alho picados. Levei ao lume e assim que o alho começou a dar sinais de que o azeite estava quente, adicionei 50 g de bacon cortado em tirinhas. Deixei fritar um pouco o bacon. De seguida, adicionei 350 g de cogumelos frescos fatiados. Não coloquei sal, mas quem preferir pode colocar. Deixei saltear os cogumelos, mexendo regulamente.


Entretanto, coloquei uma panela com água ao lume, temperada com sal. Quando levantou fervura adicionei 200 g de espirais Fusilli de cozedura rápida. Depois da massa cozida, escorri a água quente, passei por água fria e coloquei a massa escorrida numa saladeira.

Juntei à massa o preparado dos cogumelos. Envolvi. Adicionei 250 g de grão cozido e 200 g de queijo feta cortado em cubinhos. Temperei com uma mistura de pimentas, mais uma vez suprimi o sal e juntei um ramo de coentros picados. Temperei com mais um pouco de azeite e um cheirinho de vinagre. Mexi e levei para a mesa.


E assim se fez um jantar de sexta-feira à noite, rápido e simples.

11 comentários :

Anónimo disse...

Ficou com óptimo aspecto, suculento e apetitoso.Parabéns!E o sal, quanto menos, melhor: como o bacon já é salgado, não deve ter feito falta nenhuma.Bjs. Bombom

claudia disse...

Óptimo aspecto e bastante nutritivo.

Karla disse...

E bastante agradável deixa que te diga :)

ameixa seca disse...

Esta refeição eu comia com pauzinhos chineses :) Adorei a combinação!

Raspas de Laranja disse...

Ficou realmente muito bonito e o meu filhote disse até, que já comia. Beijinhos

moranguita disse...

hum que bela salada.beijinhos e bom fim de semana

Raspas de Laranja disse...

Oi, sou eu outra vez. Tens um miminho no meu blog. Beijinhos

Ana Princesa disse...

Vai ser o nosso jantar. Mas sem queijo feta que não encontrei.

**

Nysa disse...

que pena eu nao ter cogumelos em casa e hoje já nao vai dar para ir às compras. mas amanha até que dava certo... anotei e vou realmente fazer em breve. beijocas

Isabel Pisoeiro disse...

Adoro este tipo de saladas, que delícia!! Adoro massas e essa salada ficou bem ao meu gosto!! :p

Anónimo disse...

Muito boa ideia! Uma salada a experimentar, sem dúvida!