sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

10 anos, 10 momentos


« 10 anos é muito tempo, são muitos dias, muitas horas ... », lá diz o refrão da conhecida música de Paulo de Carvalho. O Cinco Quartos de Laranja fez este ano 10 anos. Uma idade muito bonita! São dez anos de partilha, com muitas receitas, histórias, visitas a restaurantes, viagens, entre outras coisas boas que foram marcando o crescimento deste projecto delicioso que é o Cinco Quartos de Laranja. Quando fiz o apontamento com o bolo de aniversário do blogue uma das questões que me fiz foi: Nestes 10 anos quais foram os 10 grandes momentos que marcaram esta minha experiência enquanto blogger?

Escolher os 10 grandes momentos do Cinco Quartos de Laranja nos seus 10 anos de existência não foi tarefa fácil. Aconteceram tantas coisas, mas as escolhas são mesmo assim, por isso aqui fica a minha selecção, organizada de forma aleatória:

1. Publicar o Cozinha para Dias Felizes, a convite da editora Marcador, foi um momento especial na história do Cinco Quartos de Laranja. É um livro com receitas práticas, muitas memórias à volta da mesa e está polvilhado de pequenas histórias. Foi galardoado como o melhor livro de comida de uma blogger em Portugal e seleccionado para a final dos Gourmand Awards, o que por certo foi um momento especial nestes 10 anos de blogue.

2. A seguir à publicação do Cozinha para Dias Felizes chegou o convite para publicar um livro de receitas práticas para levar para o trabalho, para um festa ou um piquenique. Foi assim que nasceu o Delicioso Piquenique. Um livro com receitas deliciosas para levar para fora. Foi também distinguido pelos Gourmand Awards. Desta vez considerado o melhor livro de comida em Portugal na categoria de entretenimento.

3. O meu primeiro showcooking foi no Porto ou melhor, no Porto.come, um evento realizado em parceria com o Mercado de Sabores, decorria o ano de 2012. Desde essa altura que percebi que gostava de cozinhar e falar em público. Seguiram-se outros momentos importantes como cozinhar no lançamento do livro de Jamie Oliver, Refeições em 15 minutos, cozinhar no IKEA, na Essência do Gourmet Natal, no Mercado de Sabores, no Porto Wine Fest, na Feira do Livro de Lisboa, no Congresso dos Cozinheiros, entre outras ocasiões muito especiais.

4. Tenho um carinho muito especial pela cidade do Porto. Foi aqui que realizei o meu primeiro workshop. Volto a esta cidade várias vezes ao longo do ano para realizar estas experiências em jeito de aula. Os próximos dois serão no dia 5 de Março. A partilha e o contacto com os leitores é sempre muito gratificante. Fico com o coração cheio e muita vontade de continuar. Realizo também workshops regularmente em Lisboa. Os próximos serão no dia 12 de Março. Podem marcar já na vossa agenda.

5. Escrever sobre comida é algo que me agrada muito. Colaborei durante dois anos com a revista feminina Saber Viver, onde publicava todos os meses cerca de dez receitas. Actualmente escrevo regularmente na revista Comer. Escrevo sobre o produto da estação e apresento três receitas com o referido ingrediente. Tem sido uma experiência que me tem permitido investigar, aprender e melhorar.

6. O meu fascínio pela televisão é grande. Por isso, colaborar de forma regular com o programa A Praça da RTP1 tem sido uma experiência muito gratificante. É poder concretizar um desejo que andava cá dentro. Às quartas-feiras não percam as deliciosas sugestões que procuro apresentar.

7. Tenho tido a possibilidade de trabalhar com grandes marcas nacionais e internacionais.

8. Ao longo destes dez anos, o Cinco Quartos de Laranja proporcionou-me várias experiências em que a comida foi a grande protagonista. Estive no Algarve durante um fim-de-semana onde tive a possibilidade de perceber um pouco mais como se faz sal, queijo e bom pão. Visitei o Lagar do Marmelo e descobri um pouco mais sobre a produção de azeite. Estive na fábrica dos queijos Saloio. Visitei a Quinta da Leda e a Adega de Borba onde acompanhei o processo de produção de vinho desde a chegada dos tractores com as uvas até ao armazenamento.

9. O Cinco Quartos de Laranja nunca foi apenas um blogue de receitas. Procuro apresentar sempre outras vertentes em que a cozinha se destaca. Neste âmbito, enquadram-se as visitas a restaurantes. Gosto de partilhar com os leitores espaços onde se come bem e que vale a pena visitar. Nestes dez anos conheci muitos restaurantes fabulosos. Mas uma das experiências que mais me marcou foi passar uma tarde com o chef Vincent Farges no restaurante da Fortaleza do Guincho, onde tive a possibilidade de ver a confecção de alguns dos pratos mais emblemáticos que constavam, na altura, na carta. Foi um momento muito especial!

10. As viagens são outras das vertentes do Cinco Quartos de Laranja. Nestes dez anos, escolher "a viagem" é uma missão quase impossível por que todas tiveram momentos especiais, e para quem gosta de viajar é uma tarefa árdua escolher apenas uma. Para terem uma ideia, estive três vezes em Itália. Bolonha foi a minha primeira cidade italiana, a que voltei nas duas outras vezes que lá estive. Visitei cinco das nove ilhas dos Açores e fiquei com muita vontade de voltar. Come-se tão bem nos Açores! Passei duas vezes pelos Estados Unidos onde fiquei encantada com os mercados de rua. Em Nova Iorque, na Union Square há um mercado de agricultores com uma variedade enorme de produtos. É um país que me fascina. Visitei algumas cidades no Canadá. Estive em Londres, Cambridge e Oxford. Passei pela Galiza e andei pela Andaluzia. Em 2014, estive em Paris para uma experiência de cozinha muito especial.

O que ajudou a tornar estes momentos especiais foi o Cinco Quartos de Laranja ter os melhores leitores do mundo! Obrigada.

6 comentários :

RATOLINHA disse...

10 anos é parte de uma vida! 10 anos de partilhas e de aprendizagem... Muito parabéns Isabel! Que venham mais 10 e que continuemos por cá :)
bjinhos

Laranjinha disse...

Ratolinha,
muito obrigada.
Um beijinho.

Sofia Lemos da Costa disse...

Parabéns!!!
Só espero um dia poder também celebrar 10 anos de blog :)

www.chadascinco.pt

O Cantinho dos Gulosos disse...

Muitos Parabéns por estes 10 anos de um Blogue maravilhoso e que é uma grande referencia neste mundo dos bloggers.


O Cantinho dos Gulosos

Laranjinha disse...

Sofia,
muito obrigada.
Espero que também consiga celebrar 10 anos de blogue. Vai, com certeza!
Um beijinho.

Laranjinha disse...

O Cantinho dos Gulosos,
muito obrigada.
Um beijinho.