segunda-feira, 6 de junho de 2016

Maio chegou ao fim, que Junho nos traga dias de sol


Maio chegou ao fim, e Junho já está a caminhar a passos largos em direcção a Julho. Como o tempo passa! Dos vários meses do ano, gosto particularmente do mês de Maio. É a altura em que a Primavera mostra a sua força, os jardins enchem-se de flores, os dias de sol são um presença mais evidente. Mas este ano saiu-nos uma Primavera tímida e envergonhada e por isso, foram mais os dias enublados e chuvosos do que os de sol. Mas com bom ou mau tempo, a vida não para!

Em Maio fiz pão. Adoro o cheiro do pão no forno. Gosto de o provar ainda morno barrado com manteiga. Tão bom. O pão feito em casa pode ser mais criativo do que o de compra. Podemos misturar farinhas, frutos, legumes, ervas aromáticas, entre outras várias hipóteses. Fazer pão em casa é sempre uma alegria.

O livro que escolhi para ler em Maio foi Jane Eyre de Charlotte Brontë, sugestão de uma amiga, a Paula. Para ler em Junho, a escolha recaiu sobre As Altas Montanhas de Portugal de Yann Martel, autor da A Vida de Pi, livro que adorei e que recomendo vivamente a quem ainda não leu. Muito, mas muito divertido.

Maio levou-me novamente até ao Porto. Participei, às quartas-feiras, no programa da RTP1, A Praça. Confecionei em directo, bacalhau com broa de milho e couve lombardo, bolo de amêndoa com recheio de compota, sopa de mexilhão com tomate e pataniscas de bacallhau. Viram a dica, em vídeo, de como se tira a pele ao pimento?

Participei no workshop da Pescanova na Academia Time Out, com o chef Miguel Mesquita. Confecionámos camarão com massa kadaif e medalhões de pescada em papelote servidos com arroz de leite de coco. Foi uma manhã muito bem passada e divertida.

Em Maio fui conhecer os vinhos alentejanos Pousio num fantástico almoço, com muitas conversas sobre castas e terroirs que ajudam a produzir néctares de excelente qualidade. Estive também no almoço de apresentação do evento Alvarinho Wine Fest que decorreu no Pátio da Galé, em Lisboa. O alvarinho é uma casta e ao mesmo tempo nome de vinho. Merece a pena tomarem atenção ao bom vinho que se tem produzido na região de Monção e Melgaço.

Passei pelo Rock in Rio para ouvir o fabuloso Bruce Springsteen. Fui até Santarém, visitar os meus pais, passear pela horta e apanhar as últimas favas e ervilhas da estação, correr com os meus cães numa alegria desenfreada. Estes momentos sabem tão bem, ajudam a carregar baterias.

Em Maio decorreu o desafio As Presidentes organizado pela President. Participei numa das etapas do desafio enquanto membro do júri, ao lado do chef Chakall. Nem imaginam como fiquei contente por saber que entre as participantes haviam fãs do Cinco Quartos de Laranja.

Fui ainda conhecer conhecer o restaurante Sala de Corte, com um menu que aposta na carne grelhada, e descobrir a nova carta do restaurante Flores no hotel Bairro Alto, em Lisboa.

Gosto de preencher os meus dias com actividades, momentos que me façam sentir bem. A vida só tem piada quando a podemos aproveitar. Por isso, que Junho nos traga muitos dias de sol, que possamos saborear refeições ao ar livre e em boa companhia. Que Junho seja um mês de sorrisos e com muita saúde!

12 comentários :

Liℓiαnα☆ disse...

Só coisas boas!! :D

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Belas imagens.


Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/arroz-de-alheira-de-bacalhau.html

Laranjinha disse...

Obrigada. :)

Laranjinha disse...

Clarinha,
obrigada.
Um beijinho.

Amanda @ Frases Curtas disse...

Você prima pela qualidade. Bonitas fotos. Está visto que a Laranjinha tem bom gosto =)

Sara Fernandes Cavalcanti disse...

Nesse dia também estive no Rock in Rio. O concerto do Bruce Springsteen foi simplesmente divinal, ainda guardo em minha memória. =)

Vera Silva disse...

Simplesmente, fantástico... Imagens lindas e muita inspiração...
Beijinhos

Sami @ frases para whatsapp disse...

fantástico

Isabel @ Legenda Para Fotos disse...

Muito bom,... vou guardar seu blog nos meus favoritos... para mais tarde dar uma olhadela com mais atenção.

Marta disse...

Experienciar grandes momentos é muito agradavel, as imagens são bonitas e inspiram muito.

louise disse...

Lindas imagens! Elas guardam o que há de mais belo em nossas vidas! Seguirei este blog! =)

Michael disse...

Rock in rio é tudo de bom! =DD