sexta-feira, 3 de março de 2017

Dicas sobre como fazer bom pão em casa


Fazer bom pão em casa pode parecer, à primeira vista, uma tarefa difícil, mas a verdade é que não custa nada. Ou melhor só custa tomar a decisão e meter as mãos na massa. Fazermos o nosso próprio pão é algo muito especial. É dar continuidade a uma arte com mais de 6.000 anos de história. Em termos de custos é muito acessível, os ingredientes encontram-se facilmente à venda numa ida ao supermercado, farinha, água, sal e fermento. E com as dicas que vos deixo hoje, ainda vai ser mais fácil. Aceitam o desafio? Vamos fazer pão?


Os ingredientes base para fazer pão:

1) Farinha
Para fazer pão usa-se normalmente farinha de trigo T65 ou T55. Para fazer um pão mais escuro, com fibra, podem recorrer às farinhas de trigo T80, T110 ou T150.

As farinhas são mais ou menos completas. E são classificadas pelo seu teor de minerais: a farinha T45, é uma farinha muito branca e refinada, contém apenas o coração do grão de trigo e poucos minerais, enquanto que a farinha T150, é mais completa e menos refinada, contém o grão de trigo inteiro e muitos minerais, é feita uma moagem integral. Se lançarmos uma farinha branca a um forno quente, o resíduo - "a cinza" - será pouco. Se lançarmos uma farinha integral, o resíduo será muito maior, dado que contém maior quantidade de sais minerais. É esta percentagem de cinzas que define comercialmente o tipo de farinha.

A vantagem de fazermos pão em casa é que podemos escolher a nossa farinha ou fazermos pão com diferentes farinhas.

2) O fermento
O fermento é um organismo vivo composto por milhões de pequenos micro-organismos. Esses micro-organismos consomem os ingredientes da massa, o açúcar e o oxigénio, e como consequência, libertam gases responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães. Podemos encontrar fermento fresco de padeiro, vendido em cubos, normalmente, de 25g. Ou fermento seco, desidratado (levedura seca), vendido em caixas com saquetas de 4,6g ou de 11g. Para 500g de farinha normalmente utiliza-se 20g de fermento de padeiro fresco e 7g de fermento seco. Uma das vantagens da levedura seca é o prazo de validade alargado.


3) A água
A água deve ser usada na quantidade certa. Uma farinha integral precisa de mais água do que uma farinha branca. Duas farinhas brancas, de marcas diferentes, podem ter taxas de hidratação diferente. Para 500g de farinha de trigo T65 usa-se 300ml de água.

Uma água com muito cloro pode influenciar a acção do fermento. A água pode ser substituída por leite, leites vegetais, água de cozedura de legumes, etc., dependendo do tipo de pão que se quer fazer.

Para accionar mais rapidamente a acção do fermento a água deve estar morna. Tépida. Nunca mais do que 37ºC. Uma água demasiado quente pode matar o fermento.


4) O sal
O sal é um factor importante para a conservação do pão e ajuda a formar a cor da crosta. Não se deve misturar com o fermento, pois retarda a acção deste. A legislação portuguesa estabelece o uso de 14g de sal por 1Kg de farinha, em termos comerciais. Mas em casa podemos usar 8g a 10g por 500g de farinha. Dado que se dissolve mais rapidamente, recomenda-se o uso de sal fino. Mas caso queiram usar sal grosso, marinho, dissolvam-no previamente num pouco da água reservada para amassar.

Vamos fazer pão?

15 comentários :

Su Delícia disse...

boas dicas!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Obrigada, Susana. Acho que são dicas que ajudam quem quer começar a fazer pão em casa.
Um beijinho.

As coisas dela disse...

Muitas vezes tenho vontade de fazer o meu próprio pão mas não percebo nada do assunto. Obrigada pelas dicas! Beijinhos*

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
o pão feito em casa é tão especial. Só custa começar! :)
Um beijinho.

Unknown disse...

Boa noite, fez o seu pão na panela de ferro?

Laranjinha disse...

Joana,
sim. Na panela/tacho de ferro fundido.

Mila Gomes disse...

Olá boa tarde sendo eu uma fiel seguidora das suad maravilhosas receitas e agora estas dicas, gostava de saber onde posso encontrar essas farinhas T80 T120 e T150. Só conheço a 55 / 65 e as integrais espelta etc. Obrigada pela atenção. Bjs e bom fim de semana.

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Belíssimas e poderosas dicas. :-) Adoro um bom pão caseiro.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/fetucine-de-cogumelos-e-linguica.html

Patrícia disse...

Olá Susana.

Antes de mais parabéns pelo seu trabalho. Adoro e sou fiel seguidora.

Nunca na minha vida fiz pão mas ganhei uma vontade tremenda com o seu post.

Mas tenho dúvidas (muitas). Quanto tempo deixa o pão a levedar e a quantos graus/tempo coloca no forno?

Obrigado.

Enorme beijinho.

Patrícia

Laranjinha disse...

Olá Mila,
a T80 costumo comprar nos supermercados Brio, da Herdade de Carvalhoso. A T150 é farinha de trigo integral. Encontra nos supermercados, normalmente. A T120 acho que nunca vi/comprei.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Clarinha,
obrigada. Fazer pão em casa é tão bom.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Patrícia,
muito obrigada.
Fazer pão em casa só custa começar! :)
Para as quantidades de fermento indicadas no post costumo deixar levedar durante 1h a 1h30. Depois moldo o pão e deixo levedar metade do tempo da primeira fermentação ou seja 30 a 45 minutos.
A temperatura do forno depende do tipo de pão. Para um pão com 500g de farinha, 220ºC mais ou menos 35 minutos.
Um beijinho.

Bombom disse...

Olá Isabel, gostei muito deste teu "post" de iniciação.
Sabes que eu moro mesmo em frente de uma padaria de renome, da Achada (Mafra), mas só lá vou para comprar o fermento de padeiro, he,he.
Como não posso amassar por causa das artroses (a idade não perdoa) uso a máquina de fazer pão (MFP)com um truque: uso o Programa Massas (6) e aguardo que amasse até à primeira paragem. Aí desligo a máquina e programo de novo e deixo que o ciclo se faça normalmente. Estas 2 "amassaduras" resultam num pão sempre fofo e bonito.
Continuação de muito sucesso nos teus projectos. um abraço da Bombom

Laranjinha disse...

Olá Bombom,
amassar na máquina do pão é uma dica excelente. Obrigada.
Um beijinho.

Nuno França disse...

Boas dicas.
Obrigado!