quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Vamos fazer pão: Pãezinhos com cenoura e salsa


Perguntam-me muitas vezes o que me levou a começar a fazer pão em casa. A resposta que costumo dar, é que cresci a ver a minha mãe a fazer pão todas as semanas para a família. Havia sempre pão caseiro em casa. Comecei a valorizar ainda mais este privilégio, de termos o nosso próprio pão, quando vim viver para Lisboa.

Em Lisboa, percebi que não poderia fazer pão como a minha mãe faz. Eu tenho um fogão de casa, com limitações de temperatura, e a minha mãe tem um forno a lenha. E foi este um dos meus motivos para querer fazer pão em casa. Como é que eu, que não tenho um forno a lenha ou um forno profissional, posso fazer bom pão em casa? O meu caminho para fazer pão iniciou-se com esta questão.

Ao tentar fazer pão em casa, acabei por perceber que podemos fazer pão de diferentes maneiras. E são essas formas diferentes de fazer pão que tenho tentado partilhar convosco e que ensino nos meus workshops. Podemos fazer muito bom pão em casa. É só tomar a decisão e colocar as mãos na massa. Vamos fazer pão?


Pãezinhos com cenoura e salsa

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T65
100 g de cenoura
10 g de salsa
10 g de sal
25 g de fermento de padeiro fresco
275 ml de água morna
30 ml de azeite
1 colher de café de alho em pó
25 g de sementes de girassol para polvilhar


1. Descascar e ralar a cenoura para uma taça. Juntar a salsa também picada.

2. Dissolver o fermento na água morna.

3. Adicionar a farinha à taça com a cenoura e salsa. Juntar o sal, o azeite e o alho em pó. Regar com a água e mexer.

4. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e amassar durante 10 minutos.

5. Retirar o excesso de massa das mãos com um pouco de farinha. Polvilhar a massa com farinha, formar uma bola e colocar a massa a levedar na taça, tapada, durante 1h.

6. Moldar 12 pãezinhos com aproximadamente 75 g cada. Colocar os pães num tabuleiro polvilhado com farinha. Tapar e deixar levedar durante 30 minutos.

7. Pincelar as bolinhas com um pouco de água. Polvilhar com as sementes.

8. Levar ao forno previamente aquecido a 220ºC durante 15 minutos.

3 comentários :

Unknown disse...

Olá! Antes de mais, quero-te dizer que já fiz também a tua receita de fermento. Honestamente acho mais prática a que publicas-te e não existe desperdício. No entanto, estou a adorar acompanhar o crescimento dos dois. E parece que está a resultar bem.

Mais uns excelentes pãezinhos que nos apresentas. Na casa da minha mãe nunca foi hábito de fazer pão, confesso. Mas penso que ganhei este gosto, quando comecei a descobrir o gosto pela cozinha no geral. E talvez tenha herdado, o gosto também, que a minha bisavó tinha. Fazia um pão delicioso e tal como a tua mãe, no forno a lenha. Também gostava de ter um no quintal. Talvez um dia convença o marido. ;) beijinho

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Olá Cláudia,
obrigada. Fazer pão em casa torna-se tão especial.
Um grande beijinho.

Unknown disse...

Olá! Adoro imenso este blogue já o sigo há bastante tempo!
E esta receita tem um aspeto delicioso!!

Beijinhos

Blogue novo: www.guiltyofeating.com