sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Frango com manjericão à tailandesa ou pad kra pao gai

A comida tem o poder de nos fazer viajar. Em Dezembro, a convite da embaixada real da Tailândia em Portugal, aprendi um pouco mais sobre a cultura, as tradições e gastronomia deste país, que tem uma relação de amizade com Portugal de mais de cinco séculos.

A minha viagem pelos sabores da Tailândia, em Lisboa, começou pelos restaurantes certificados com o selo Thai Select, uma certificação que garante que os restaurantes têm no seu menu pelo menos 60% de pratos feitos com ingredientes e técnicas tailandesas. Curiosamente, em todos os restaurantes, por onde passei nesta deliciosa viagem, os chefs eram tailandeses.

Os restaurantes que visitei foram a Sala Thai, o InterThai e o Siam Square. A visita aos restaurantes e a conversa com os chefs permitiram-me ficar a conhecer um pouco mais sobre ingredientes e técnicas da cozinha tailandesa.

Para além dos restaurantes, tive a possibilidade de conversar com a Senhora embaixadora da Tailândia que me convidou para um chá na sua residência oficial em Lisboa. Aqui tive a possibilidade de aprender a preparar um doce típico tailandês, demonstrativo das influências portuguesas na doçaria deste país.

Na cozinha tailandesa usam com frequência vegetais frescos, peixe, marisco e diferentes tipos de carne. Molho de peixe, de soja e de ostra são muitas vezes usados, assim como, as pastas frescas para fazer os pratos de caril. O arroz usado para cozinhar ou para servir como acompanhamento é o arroz jasmim, que se encontra muito facilmente à venda nos supermercados.

Na visita ao restaurante Siam Square, o chef preparou um prato que adorei e que me surpreendeu, frango salteado com manjericão, pad kra pao gai, servido com ovo estrelado. Muito fácil de preparar e no final, o resultado é simplesmente delicioso. O manjericão usado na cozinha tailandesa é diferente do que encontramos usualmente nos supermercados. O manjericão tailandês tem as folhas mais finas e pontiagudas do que o manjericão comum, apresenta um cheiro doce a anis com uma pitada de alcaçuz. Em casa, para a preparação deste prato, podemos usar o manjericão comum.

Espero que gostem! Vamos experimentar a cozinha tailandesa?


Frango com manjericão à tailandesa ou pad kra pao gai

Ingredientes para 2 pessoas:
300 g de peito de frango
2 colheres de sopa de óleo de girassol
3 malaguetas vermelhas grandes
3 dentes de alho
½ colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de molho de ostra
1 colher de sopa de molho de soja
1 ramo de manjericão

Ingredientes para servir:
2 ovos
Óleo para fritar q.b.
Molho de peixe q.b.
Arroz jasmim cozido q.b.


1. Cortar e picar o peito de frango.

2. Colocar as malaguetas cortadas e os dentes de alho, ligeiramente esmagados com a faca, num almofariz. Trabalhar a mistura até obter uma pasta.

3. Levar ao lume um wok com o óleo. Assim que estiver quente, adicionar a pasta de malagueta e alho. Deixar frigir um pouco, mexendo.

4. Juntar a carne de frango picada. Mexer.

5. Temperar com o açúcar, o molho de ostra e de soja. Mexer.

6. Juntar as folhas de manjericão e envolver. Retirar do lume.

7. Fritar os ovos, numa frigideira, em óleo quente.

8. Regar a carne e os ovos com um pouco de molho de peixe. Servir com o arroz.

3 comentários :

" R y k @ r d o " disse...


Aspeto delicioso que me deixou a salivar...com vontade de dar uma garfada.
.
Deixando um abraço
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ricardo.
É tão bom quando a comida nos faz viajar.

vitoria disse...

Tanta malagueta deve tirar muito picante, não?