quarta-feira, 12 de abril de 2023

Red fish no forno com batatas

Todos os anos, gosto de fazer uma lista de livros que gostaria de ler, ao longo do ano. Um dos primeiros livros, que coloquei na minha lista, foi Lições de Química de Bonnie Garmus. A protagonista é Elizabeth Zott, cientista, formada em quimíca, e que por uma série de acontecimentos, que se lerem o livro vão perceber, torna-se apresentadora de um programa de televisão. O discurso e as ideias que apresenta, o modo como fala para os telespectadores e as suas famílias, alerta-nos, leva-nos a pensar, diz-nos:

« (...) Já reparou que as mulheres dizem sempre dar um salto ao supermercado? Não é passar por lá, nem ir, nada disso. Dar um salto. É a isto que me refiro. A dona de casa está sempre a funcionar num nível inimaginável de hiperprodutividade. E embora esteja sempre ocupada, ainda tem que fazer o jantar. »

No seu programa Jantar às Seis, afirma que « - Cozinhar não é uma ciência exacta. O tomate que tenho na mão é diferente do tomate que vocês têm na mão. É por isso que temos de nos envolver com os ingredientes. Façam experiências: provem, toquem, cheirem, observem, oiçam, testem, avaliem. »

Este, é daqueles livros que vos recomendo, principalmente, para quem como eu, gosta de romances com comida. São sempre leituras inspiradoras e deliciosas. Acho que vão adorar.

Tal como Elizabeth, em relação às receitas, provem, testem, façam ao vosso gosto e da vossa família. E para começarem, deixo-vos uma receita deliciosa. Espero que gostem e que se inspirem. Boas leituras e bons cozinhados.

Red fish no forno com batatas

Ingredientes para 3 pessoas:
1 peixe vermelho (red fish) com cerca de 1 kg
2 cebolas
6 dentes de alho
1 pimento vermelho
6 batatas
100 ml de azeite
50 ml de vinho branco
Paprica q.b.
Sal e pimenta-branca q.b.
Coentros picados q.b.


1. Limpar o peixe, retirando as escamas, se necessário. Dar dois golpes em cada uma das metades do peixe. Temperar com sal e pimenta.

2. Dispor o peixe numa travessa de forno. Em volta dispor as cebolas cortadas em quatros, os dentes de alho esmagados, o pimento cortado em tiras e as batatas, descascadas, e cortadas ao meio.

3. Temperar os legumes com sal, pimenta e paprica. Regar com o azeite e de seguida com o vinho branco.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 a 50 minutos.

5. Servir polvilhado com coentros picados.

3 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto delicioso que me deixou a salivar
.
Deixando saudações cordiais
.
Poema: “” És a tineira dos meus passos ””…
.

Anjo-de-Mel disse...

Que maravilha, que peixinho delicioso! Já apontei a receita! Bjinhos!

Bella disse...

Este peixinho tem um aspecto delicioso! Bjs