quarta-feira, 5 de junho de 2024

Bife com ervilhas de quebrar salteadas

Por aqui, continuo a tentar dar destino a alguns ingredientes que trago da horta. Este ano, pela primeira vez, semeei ervilhas tortas ou de quebrar. Ao contrário das ervilhas de debulhar, estas, são consumidas com a vagem. A vagem, enquanto jovem, é crocante e tenra. Quando já tem os grãos formados, a vagem torna-se dura e fibrosa. Por isso, é cozinhá-las enquanto são tenras. E é isso que tenho tentado fazer, cá em casa, aproveitando a abundância da horta. Uma das receitas que fiz, foi bife com ervilhas de quebrar, uma receita de inspiração asiática, que resulta tão bem

Sobre as ervilhas de quebrar, mais uma dica. Como calculam, a preparação, antes de as usarmos, é importante. O primeiro passo, passa por lavar as ervilhas em água fria e, secar. De seguida, retirar o pedúnculo, puxando o fio, se o houver, exatamente como se faz ao feijão verde, assim como cortar as extremidades. Pelo menos, gosto de fazer assim. Experimentem!

Bife com ervilhas de quebrar salteadas

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de bifes de vaca finos
80 ml de molho de soja
3 dentes de alho
80 ml de caldo de galinha
1 colher de sopa de molho de peixe
1 colher de chá de amido de milho
3 colheres de sopa de óleo de sésamo
200 g de ervilhas de quebrar
Sementes de sésamo pretas q.b.


1. Cortar os bifes em tiras ou pedaços pequenos. Colocar numa taça e temperar com o molho de soja, molho de peixe, caldo de galinha e o alho picado. Deixar a marinar.

2. Arranjar as ervilhas. Cortar as ervilhas em pedaços ou ao meio.

3. Levar uma frigideira ao lume com metade do óleo. Assim que estiver quente, adicionar as ervilhas e saltear. Reservar as ervilhas.

4. Na mesma frigideira, colocar a carne, mas descartando a marinada. Polvilhar a carne com o amido de milho e deixar cozinhar.

5. Juntar as ervilhas. Envolver.

6. Polvilhar com sementes de sésamo e servir.

1 comentário :

Anónimo disse...

😋😋🌹🌹🌹