quarta-feira, 3 de junho de 2015

Salada de massa pevide com salmão grelhado


As saladas fazem parte dos meus cozinhados durante todo o ano. Gosto de saladas no Outono e Inverno para usar legumes assados no forno. Que bem que sabem com abóbora, cortada em cubos, assada com tomilho, couve-flor polvilhada com uma pitada de comidos, tomate cereja assado com um fio de vinagre balsâmico. Há alturas em que gosto de fazer misturas de legumes no forno desde curgete, cebola, couves-de-bruxelas, batata-doce e deixo assar no forno até os legumes estarem tenros e crocantes. Depois é só juntar queijo, atum, salmão grelhado ou frango assado, bulgur, quinoa, arroz ou massa e prepara-se uma salada rica, cheia de sabor, num instante.

Na Primavera e no Verão já procuro que as saladas sejam mais frescas. Para mim, esta é a altura da abundância em que temos mais variedade de frutas e legumes à nossa disposição. Experimentem ir aos mercados no Outono/Inverno e agora, no final da Primavera, princípio do Verão. Temos tanta variedade que apetece trazer um pouco de tudo para casa. Ainda ontem, voltei a comprar pimentos para assar no forno e ir usando nas saladas e outros pratos cá em casa. As cebolas novas que nesta altura estão tão doces e suculentas. Ainda encontramos favas e ervilhas.

As saladas tem a magia de poderem ser feitas com uma mistura de ingredientes variados e que nos agradem. São coloridas e isso torna-as ainda mais apetitosas. Para abrir a época das comidas frescas e leves, hoje deixo-vos uma salada colorida e muito apetitosa. Espero que gostem!


Salada de massa pevide com salmão grelhado

Ingredientes para 2 pessoas:
115 g de massa pevide
200 g de soja (congelada)
1 tomate
1 chalota
40 g de azeitonas pretas às rodelas
2 lombos de salmão
1 colher de sopa de salsa picada
40 ml de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer a soja seguindo as indicações da embalagem. Escorrer e reservar.

2. Cozer a massa pevide em água temperada com sal. Escorrer e colocar numa taça. Regar com uma colher de sopa de azeite. Mexer e deixar arrefecer.

3. Cortar o tomate e a chalota para uma taça. Adicionar a soja, a massa cozida, as azeitonas e a salsa. Temperar com o restante azeite, sal e pimenta a gosto. Mexer. Se necessário rectificar os temperos.

4. Grelhar o salmão, previamente temperado com sal.

5. Servir a salada com o salmão.


Outras receitas de salada com massa pevide:
- Salada de massa com camarão, brócolos, tomate e queijo feta;
- Salada de massa pevide com queijo feta.

4 comentários :

cozinha100segredos disse...

A minha mãe usava tanto essa massa pevide na sopa! Nunca tinha visto em salada mas faz uma salada linda!

Laranjinha disse...

cozinha100segredos,
a minha mãe também! Ainda hoje. Mas em saladas resulta muito bem. Adoro.
Aconselho a experimentar.
Um beijinho.

Susana Antunes disse...

Tem tão bom aspecto....
Gostei da sugestão....
Perfeita para levar na marmita da 12 rodas....
Obrigado pela partilha...
Beijinhos e boa semana...

Anónimo disse...

Oi
Uma delicia de salada.
Bjs.
Lúcia