Ir visitar os meus pais, na zona de Santarém, nesta altura do ano, é uma verdadeira festa para o palato. O quintal, que mantêm nas traseiras da casa, está tão bonito. Têm romãzeiras já com amostras de futuras romãs, os marmeleiros cheios de marmelitos a ganharem forma de dia para dia, as figueiras carregadas de figos verdes à espero que o sol os encha de doce. As galinhas, felizes, andam de um lado para o outro sempre à procura das ervas mais frescas e tenras, dão saltos e correm de um lado para o outro quando sentem que lhe vamos tirar os ovos. Sinto-me uma privilegiada por ter acesso a estes ovos tão bons!
O quintal tem ainda cebolas, curgetes, alfaces, tomateiros, pimentos - a que chamam catalões - pepinos e carreiras de feijão verde pronto a ser apanhado. Para além das romãzeiras, marmeleiros e figueiras, tem outras árvores de fruto que mostram a sua graça nesta altura do ano. Uma das dessas árvores é a ameixoeira que todos os anos se enche de ameixas, pequenas, e bem vermelhas. Como trouxe tanta, achei que lhes deveria dar um destino muito digno. Depois de alguma pesquisa decidi fazer uma marmelada de ameixa. Ao contar ao Ricardo o que tinha feito, diz-me ele: - marmelada de ameixa?, não conheço. Marmelada de ameixa só pode ser uma ameixada!
Marmelada de ameixa ou ... ameixada
( receita adaptada da revista BBC Good Food )
Ingredientes:
1,300 kg de ameixas vermelhas maduras
150 ml de água
460 g de açúcar com pectina
50 ml de vinho do Porto ruby
1. Retirar a pele e o caroço às ameixas.
2. Colocar a polpa da ameixa num tacho com a água. Levar ao lume durante 10 minutos. Ir desfazendo os pedaços maiores de ameixa com uma colher.
3. Coar o preparado de modo a retirar a polpa.
4. Colocar o líquido coado num tacho. Adicionar o açúcar e o vinho do Porto. Levar ao lume até obter ponto de estrada, mexendo de vez em quando.
5. Colocar o doce num recipiente previamente esterilizado.
Gosto do vermelho intenso, provocante, deste doce. A consistência não é a da marmelada de cortar à fatia, mas está lá quase. Cá em casa ficámos fã desta ameixada!
21 comentários :
Que maravilha Isabel. Esta cor apaixonou-me. Gostaria somente de saber onde posso comprar o açúcar com pectina. Podemos acrescentar pectina ao preparado isoladamente do açúcar? Que quantidade?
Beijinhos
Ana Matos
parece que arranjei uma solução para as ameixas todas que andam lá por casa ;)
A cor é linda e o sabor deve ser maravilhoso!
Ana,
encontras o açúcar para compotas nos supermercados. A Sidul tem.
Podes fazer usando o açúcar e a pectina. Nas embalagens de pectina vem a referência às quantidades.
Espero que gostes.
Um beijinho.
Miss Sixty,
espero que gostes.
Um beijinho.
Cozinha100segredos,
adoro a cor. E fica muito bom!
Aconselho a experimentar.
Um beijinho.
Olá,
Adorei a cor e a textura (da foto, claro).
Será que posso provar uma tostinha com a tua ameixada?
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/tarte-de-pera-e-bolacha-com-gelado.html
Obrigada Isabel. Vou fazer.
Beijinho grande
Ana
Também gosto de comer os doces com queijo :)
Adorei, principalmente, a cor :) Bjinhos.
Olá,
Gostei mesmo muito desta sugestão! :)
Todos os anos tenho de fazer doce para conseguir escoar tanta ameixa, só as sobremesas onde a incluo não chegam... Vou adorar experimentar esta alternativa que me parece tão boa (acho que até vai agradar mais!).
Bjinhos
Susana
Muito bem! O termo ameixada era dado antigamente a este tipo de doces. Mas fica-lhe muito chamar-lhe marmelada de ameixa. Parabéns. Beijinhos Virgílio Nogueiro Gomes
Olá Virgílio,
muito obrigada. Fico muito contente.
Um beijinho.
Susana,
cá em casa adorámos. Fica muito boa e com uma cor linda.
Espero que goste.
Um beijinho.
Clarinha,
claro que sim! ;)
Porque é que se retira a pele se ela tem pectina?
Bom dia!
Uma dúvida cincoquartosdelaranja. Devemos colocar o doce dentro dos frascos ainda quentes e fecha-lós para irem arrefecendo por si, ou só tapar depois de arrefecer.
O doce deve ser conservado no frigorífico depois? Obrigada.
Mónica,
pode colocar o doce quente nos frascos, tapar e deixar arrefecer.
Não, o doce pode ser guardado à temperatura ambiente.
É para uniformizar.
Obrigada.
Já agora tenho sempre uma dúvida que me persiste. Qual a diferença entre o doce, compotas e geleias. Deduzo que terá a ver com o tempo de cozedura e os pontos de açúcar para cada um?
Mónica,
os termos doce e compota são muitas vezes usados como sinónimo. As compotas têm uma consistência mais fluida, o processo de preparação é mais rápido, e geralmente a fruta encontra-se em pedaços. Os doces têm uma consistência mais espessa, são de preparação mais elaborada e a fruta está desfeita, em puré, ou quase desfeita. A geleia tem uma consistência diferente, é normalmente feita com o sumo ou a polpa de alguns frutos. Por exemplo, a geleia de marmelo é feita com a água da cozedura das cascas e caroços.
Enviar um comentário